A Ford revelou um veículo personalizado que combina o passado com os futuros planos da empresa de criar veículos elétricos, incluindo sua tão esperada picape F-150 Lightning, no ano de 2022.
O protótipo da picape Ford F-100 Eluminator, que será totalmente elétrica, oferece o estilo retrô de uma picape F-100 de 1978 com motores elétricos e baterias do veículo Mustang Mach-E GT Performance Edition 2021, da montadora.
Seus controles e painéis internos também lembram o carro elétrico Mach-E. A Ford construiu a picape para apresentar seu novo motor chamado de e-crate, que agora está à venda online e em suas concessionárias.
Esses motores são montados pela empresa, mas estão disponíveis para compra de forma geral para a montagem, o conserto ou a personalização de veículos.
“Nosso protótipo da F-100 Eluminator é uma prévia sobre como estamos apoiando os clientes à medida que eles se tornam usuários de carros elétricos e adotam o ideal de emissões zero, mesmo no caso de nossos veículos tradicionais”, disse Eric Cin, diretor do setor de licenciamento da Ford.
A picape customizada também é uma das apostas da montadora, que se prepara para lançar a versão elétrica F-150 Lightning durante o primeiro semestre do próximo ano. Muitos veem a picape como um teste para saber se os clientes de picapes estão prontos para migrar para veículos elétricos.
O bom desempenho é um dos destaques da nova picape elétrica
O protótipo da picape pode gerar 480 cavalos de potência, disse a Ford. Ele foi projetado e criado pela divisão Ford Performance e montado com a colaboração de empresas de pós-venda, como a MLe Racecars e a Roadster Shop.
Cada um dos motores e-crate da Ford gera 281 cavalos de potência e é legal em todos os 50 estados, de acordo com a empresa. A Ford disse que o motor será vendido por 3.900 dólares.
A picape Ford F-100 Eluminator foi apresentada em Las Vegas, no evento SEMA Show, uma conferência anual para as indústrias automotivas especializadas e de pós-venda.
O ramo de pós-venda é extremamente importante para a indústria automotiva. As montadoras anunciam todos os anos veículos exclusivos neste evento para avaliar o interesse do consumidor e apresentar novos produtos de pós-venda, como o motor e-crate da Ford.
A indústria de peças de reposição é uma indústria de 44,6 bilhões de dólares, de acordo com a Specialty Equipment Market Association (SEMA), que realiza este evento anual.