Designer Renomado Transforma Plástico Reciclado Em Vaso de Plantas

Empresa brasileira Vasap Design pretende usar o plástico reciclado para criar outros objetos de decoração e móveis.

O plástico é um dos principais vilões para o meio ambiente — vide a quantidade exorbitante encontrada nos oceanos. Como mais uma forma sustentável de conter o acumulo de plástico, a empresa Vasap Design resolveu utilizar plástico reciclado e transformá-lo em bonitos e modernos vasos de plantas para jardim e ambientes externos.

Segundo o CEO da empresa, João Paulo Roriz, os produtos têm preços de fácil acesso, afinal, “um produto de bom design não precisa ser necessariamente caro. 

Desde 2017, o empresário  produz vasos de polietileno reciclado, com “custo acessível” como premissa de seu projeto sustentável. Além disso, conta com nomes renomados do meio para assinarem coleções exclusivas, como Léo Romano e Marcelo Rosembaum.

“Nossa intenção é deixar um legado para o design nacional. Por isso, pretendemos anunciar em breve um concurso anual direcionado a jovens designers”, afirmou Roriz.

Como Funciona a Transformação do Plástico Reciclado

De acordo com o empresário, no início trabalham com polietileno, porém, a empresa iniciou suas produções utilizando matéria-prima virgem, vindas de petroquímicas. Como a Vasap dá bastante importância a sustentabilidade, iniciaram pesquisas sobre as formas de produzir com material reciclado, mas mantendo a qualidade.

Desde então, a empresa tem um setor específico para a coleta, separação e tratamento dos plásticos reciclados (desde embalagens, tampas de garrafa e caixas de feira), que após tratados, passam pelo processo de rotomoldagem na fabricação dos produtos da Vasap. 

Já a ideia de associar o design a produção de vaso com plástico reciclado se deu ao perceberem um grande potencial de mercado em vasos de plantas. Os demais produtos eram mais do mesmo, diferindo somente na questão do preço, sem ligar para a qualidade. Com isso, perceberam no design um imenso diferencial para a empresa, chegando a ideia de produzir vasos assinados.

Futuro Para os Objetos a Plástico Reciclado

Os vasos são vendidos para todo o país no próprio site da empresa, em lojas de revenda e parceiros vareijistas, como a loja Tok Stok. Nesse ano, a Vasap criou sua primeira loja-conceito na cidade de Holambra, no interior de São Paulo e com promessa de criação de mais.

João afirma que o mercado de jardinagem e paisagismo tem crescido bastante com o passar dos anos e com a recuperação da economia, a tendência é cresça ainda mais. 

Ainda segundo ele, a marca pretende expandir a produção de outros móveis de área externa e objetos de decoração utilizando plástico reciclado.

Leia Também

No post here!