Rolls-Royce, um dos fabricantes de automóveis mais tradicionais do mundo, revelou o seu primeiro carro elétrico: o Spectre. Tal como com outras marcas de luxo, a fábrica britânica está na fase inicial de eletrificação dos seus veículos.
Com o lançamento previsto para o final de 2023, o sedã já está com o preço definido de US$ 413.500, ou aproximadamente R$ 2,2 milhões na atual cotação. Assim como é de costume da fabricante, as generosas proporções do veículo chamam a atenção.
O veículo terá 5,45 metros de comprimento e 3,21 metros de entre-eixos, além de possuir um peso total de 2.975 kg. Somente o conjunto de baterias responde por 700 kg de todo o peso. Por conta do seu visual robusto, o carro terá rodas de 23 polegadas.
Até agora, a Rolls-Royce apenas revelou alguns detalhes técnicos preliminares. O Spectre será equipado com um motor elétrico com 585 cv de potência e 91,7 kgfm de torque, o que garante uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos. De acordo com a empresa, a autonomia é provisoriamente de 520 km.
A estrutura do novo carro será feita de alumínio flexível, adaptado para carros elétricos. Ao fazer isto, o fabricante de automóveis espera tornar o protótipo 30 por cento mais rígido do que qualquer outro modelo que tenham criado no passado.
Dentro do veículo, há um destaque para as exatas 4.796 leds que iluminam suavemente os painéis das portas e o teto. Além dessas leds, mais de 5.500 desses pontos de LED estão presentes na frente, no painel do lado do passageiro (que traz a placa de identificação Spectre), mas que são completamente invisíveis quando o carro está desligado.
A meta da montadora é de que, até o fim do ano de 2030, toda sua gama de carros novos seja completamente formada por elétricos.