fbpx

Manual para Captar e Reaproveitar Água de Chuva é Ofertado pelo IPT

Seguindo o passo a passo do manual para reaproveitar água de chuva, é possível evitar riscos ao seu reuso

Reaproveitar água de chuva requer algumas medidas básicas de segurança, visto que esta prática feita de maneira inadequada pode provocar riscos à saúde.

Para garantir um reaproveitamento de qualidade, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) lançou gratuitamente um manual, que auxilia como captar, armazenar e usar a água da chuva de forma segura.

O manual pode ser baixado em PDF ou visualizado diretamente no site do Instituto.

O Manual ensina como reaproveitar água de chuva de forma segura, isso porque o reuso inadequado pode gerar alguns riscos.

Além dessas orientações sobre reaproveitar água de chuva, o IPT também ensina como reutilizar a água do banho e da máquina de lavar, conhecida também como água cinza.

O Instituto ainda destaca que mesmo com os devidos cuidados expostos no manual, a água da chuva não é indicada para consumo, visto que mesmo que pareça limpa, ela necessita de tratamentos específicos para se tornar potável.

Diante disto, as indicações mais comuns para o reuso da água estão entre a manutenção de jardins, lavagem de carros, limpeza de pisos, inclusive, através de um sistema estratégico é possível utilizá-la para descargas em vasos sanitários.

Riscos de Reaproveitar Água de Chuva Inadequadamente

O processo para reaproveitar água de chuva de forma segura também inclui armazenagem em reservatório adequado e proteção da água

O Manual ensina como reaproveitar água de chuva de forma segura, isso porque o reuso inadequado pode gerar alguns riscos.

Vale destacar, que a chuva acaba entrando em contato com poluentes do ar e das superfícies onde cai, como por exemplo, nos telhados, árvores e no piso.

Água, noticias Brasil

Este contato pode tornar a água suja e contaminada, colocando em risco até o reuso básico destacado acima.

Dessa forma, o manual do IPT reforça medidas importantes para deixar esse processo eficiente e sem riscos, como filtrar a água primeiramente, a fim de remover resíduos maiores entre folhas e insetos. Também é indicado descartar a água de primeira chuva, que acaba sendo a mais suja.

O processo para reaproveitar água de chuva de forma segura também inclui armazenagem em reservatório adequado e proteção da água, visto o risco de se tornar criadouro para o mosquito da dengue.

Novo Campus da Google Tem Painéis Solares em Formato de Escama

Cooler Ecológico é Criado Para Substituir Caixa de Isopor

Japoneses Criam Scooter Elétrica Com Espaço Para Pets