A Renault decidiu oferecer aos seus clientes uma solução diferente: a conversão de alguns dos seus modelos clássicos em veículos elétricos. Com a União Europeia a proibir a venda de veículos com motor a combustão a partir de 2035, a Renault junta-se a outras marcas que já anunciaram a disposição de um portfólio apenas constituído por carros elétricos.
A iniciativa consiste na conversão de modelos clássicos como o Renault 4, o Renault 5 e o Renault Twingo de primeira geração em versões elétricas. A empresa francesa R-FIT é a responsável pelo fabrico dos kits de conversão necessários para este tipo de transformação.
O processo de conversão é relativamente simples, dado que as viaturas em questão também o são, devido à sua antiguidade. O depósito de combustível é substituído por uma bateria de 10,7 kWh, instalada no mesmo local, que funcionará em conjunto com um gerador elétrico.
Após a montagem destes componentes, o carro em questão passará a contar com uma potência máxima de 48 kW, que são cerca de 65 cavalos. Esta potência é mais do que suficiente para locomover de forma satisfatória as leves viaturas em causa. Em termos de autonomia, são esperados em média 80 km, o que é mais do que suficiente para as deslocações diárias em cidade.
O processo de carregamento da bateria pode ser realizado com recurso a uma tomada elétrica comum em pouco mais de 3 horas. O custo da conversão de motor térmico para motor elétrico é de 11900€ e pode ser realizada nas oficinas da rede autorizada da Renault na França.
Este preço pode parecer desajustado à primeira vista, mas com 11900€ não é possível comprar praticamente nenhum citadino elétrico novo, muito menos um clássico com o caráter dos modelos mencionados.
Quais modelos clássicos da Renault são compatíveis com a conversão em veículos elétricos?
Segundo Hugues Portron, Diretor da coleção The Originals Renault, “estamos muito felizes com o lançamento destes kits elétricos retrofit, que permitirão aos amantes de carros clássicos e aos jovens conduzir em França os nossos icónicos Renault 4, Renault 5 e Twingo movidos a eletricidade.”
O kit para conversão do Renault 4 ficará disponível a partir do final de fevereiro, enquanto o do Renault 5 apenas chegará em setembro. Para o Renault Twingo, o kit de conversão ainda não tem data de chegada definida.
Apesar de não ser possível libertar totalmente as ruas de viaturas movidas a combustíveis fósseis, a conversão de modelos clássicos em veículos elétricos é uma solução alternativa para os clientes da Renault que gostam de carros antigos e querem contribuir para um mundo mais sustentável.
As pessoas também perguntam
Como funciona o processo de conversão dos modelos clássicos em veículos elétricos?
R: O processo envolve a substituição do depósito de combustível por uma bateria de 10,7 kWh, instalada no mesmo local, que funcionará em conjunto com um gerador elétrico.
Qual é a potência máxima que os modelos convertidos terão?
R: Após a conversão, os modelos terão uma potência máxima de 48 kW, que são cerca de 65 cavalos.
Qual é a autonomia média dos modelos convertidos em veículos elétricos?
R: A autonomia média esperada é de 80 km, o que é mais do que suficiente para as deslocações diárias em cidade, considerando que são modelos clássicos e citadinos.