De modo a superar o tempo de carregamento (em principal nas ruas) para abrangência em massa dos carros elétricos, os EUA prometem revolucionar a indústria com sua primeira estrada de carregamento eletrificada.
O projeto, de autoria da empresa Magment, é baseado em uma tecnologia alemã e funciona por meio de indução, similar ao processo que ocorre com os carregadores de smartphones sem fio. Nessas estradas, basta dirigir os carros elétricos para carregar!
Além disso, neste projeto americano, há ainda uma proposta sustentável, pois ao invés de usar cobre nas instalações da estrada, airá substituir o material por ferrita reciclada.
Dessa forma, o desenvolvimento da primeira estrada de carregamento eletrificada — que será em Indianápolis —, terá custos menores e ainda utilizará uma fonte reciclada para a condução de carros elétricos.
Funcionamento da Estrada Para Carros Elétricos
A nova rodovia energizada tem construção prevista para o primeiro trimestre de 2021.
De acordo com os desenvolvedores do projeto, a estrada funciona por meio de bobinas de fios eletrificados. Esses fios serão enterrados no trajeto, onde passarão os veículos elétricos.
O atrito provocado pelo movimento dos carros nos fios de ferrita reciclada criará um campo magnético ao longo da superfície da estrada. Será ele responsável pelo abastecimento de energia dos veículos, que ao avançarem, serão magnetizados e capazes de extrair a eletricidade do sistema.
Mas para isso acontecer, é preciso equipar os carros com uma bobina receptora para captar a carga.
Mais Tecnologia nas Rodovias do Mundo
Além do projeto revolucionário de indiana, existem ainda outros tipos de tecnologia usadas nas rodovias pelo mundo afora, em prol de mais autonomia, sustentabilidade e eficiência no trânsito.
- Suécia: Na Suécia, há rodovias com trilhos de carregamento elétrico. Nelas, grandes veículos são carregados através de braços elétricos localizados em seus chassis, que acabam retirando a energia com o atrito dos próprios trilhos.
- Reino Unido: Semelhante ao sistema que será implantado em Indiana, no Reino Unido, existem pistas sinalizadas com a cor verde que possuem carregamento via wireless. O abastecimento elétrico também é impulsionado por campos magnéticos.
- Alemanha: Já na Alemanha há dois modelos de tecnologia energizadas nas estradas. Uma delas fica entre as cidades italianas de Brescia e Milão, onde um protótipo de transporte lançado pela Volkswagen e Electreon atinge 70 quilowatts-hora de velocidade de carregamento. A segunda ainda será construída em uma estrada em Frankfurt.
Confira o vídeo da rodovia elétrica na Alemanha.