fbpx
Continua após a publicidade..

Scooter Elétrica: Como Funciona, Vantagens e Benefícios (2023)

No artigo de hoje vamos te mostrar como funciona uma scooter elétrica e os principais benefícios deste veículo elétrico. Confira!
scooter eletrica como funciona capa
Continua após a publicidade..

Scooters elétricas cada vez mais ganham força no trânsito, por sua praticidade, se tornam meio de transportes que crescem muito em cidades onde o trânsito costuma ser bastante caótico. Nesse texto, vamos te apresentar para o mundo das scooters elétricas.

O que é uma scooter elétrica?

Uma scooter elétrica é uma espécie de motocicleta, que pode ter entre duas a três rodas. 

Além disso, como seu nome sugere, é um veículo movido a energia elétrica, consequentemente, isso quer que não precisam dos temíveis (a natureza) combustíveis fósseis (diesel, etanol ou gasolina). Somente de recargas em suas baterias, tornando um veículo que não emite gases tóxicos pela queima dos combustíveis.

scooter elétrica como funciona

Outra “vertente” das scooters elétricas, muito populares no Brasil, são os patinetes elétricos, sendo literalmente um patinete motorizado, e os patinetes de três rodas, os triciclos elétricos. 

Em linhas gerais, esses modelos costumam ser mais lentos que as scooters no formato de motocicletas.

Desse modo, fica claro, que embora tenham suas semelhanças, existem diferentes tipos de scooters, cada uma com seu modelo, forma de pilotar e outras características que as distinguem. 

Já as suas semelhanças estão nos motores que funcionam com a utilização de energia elétrica, além de não emitir poluentes e ajudarem a manter o trânsito mais sustentável.

Para entender melhor as scooters elétricas, vamos apresentar importantes informações a respeito de seu funcionamento, benefícios, regras de utilização no trânsito, além de falar sobre a manutenção facilitada desses veículos movidos a energia elétrica.

Como funciona esse tipo de veículo?

As scooters elétricas funcionam através de bateria recarregável, que pode variar de tamanho em capacidade. As scooters elétricas, geralmente são maiores, possuem uma bateria elétrica que quando cheia garante uma autonomia de cerca de 40km/h.

Mobilidade blog
Scooter Elétrica Xiaomi – Crédito: Divulgação

4 vantagens de uma scooter elétrica

Vamos listar os principais benefícios de possuir uma scooter elétrica como meio de transporte:

1. Sustentabilidade

O gás carbônico expelido na atmosfera é um dos principais causadores de desequilíbrios ambientais. Sendo que boa parte do gás carbônico liberado hoje na atmosfera é fruto de veículos motores movidos a combustíveis fósseis. 

Dessa forma, ao utilizar uma scooter elétrica, a emissão desse tipo de gás é zero, garantindo uma sustentabilidade muito maior, ainda mais se pensarmos que os carros e motos elétricas também estão crescendo muito, resultando em um crescente da sustentabilidade, que no futuro só tende a crescer. 

2. Agilidade no trânsito

O trânsito é um grande problema no Brasil, intensificado nas grandes cidades, dessa forma é muito comum que pessoas percam horas do dia em longos congestionamentos. 

Mobilidade blog
Scooter Elétrica Honda – Crédito: Divulgação

Uma forma de ganhar agilidade é utilizando modelos mais leves de scooter elétricas, que permitem uma mobilidade muito mais rápida e eficaz. Dependendo do modelo, também é possível andar em áreas destinadas para ciclomotores.

3. Economia

Seja pela isenção da maioria dos modelos de scooters de pagar IPVA ou pela utilização de energia elétrica com combustível, as scooters elétricas são extremamente econômicas.

Principalmente por não depender de combustíveis que a cada dia aumentam os números nos postos de gasolina. Isso para muitas pessoas, pode significar uma economia gigantesca no fim do mês. 

Mobilidade blog
Scooter Elétrica “Simple One” – Crédito: Divulgação

Sendo que muitas pessoas precisam se deslocar vários quilômetros por dia, o que se dependesse da gasolina, tornaria uma tarefa extremamente cara e fora da realidade da maioria das pessoas.    

Desse modo, mesmo que em um primeiro momento uma scooter elétrica possa ser um pouco mais cara que outros modelos semelhantes movidos a combustível, no médio a longo prazo já terá coberto o seu investimento um pouco maior. 

O fato de não necessitar de combustível é um fator que certamente, faz toda a diferença nas scooters elétricas. Sendo possivelmente seu maior benefício.

4. Baixo ruído

Outro problema de muitas motos convencionais está no barulho emitido por seus motores. Já as scooter elétricas são silenciosas e garantem que o condutor possa pilotar sem fazer barulho e atrapalhar todos envolta.

Manutenção de uma scooter elétrica

Outro fato que chama bastante a atenção nas scooters elétricas é seu baixo custo de manutenção. 

Por contar com menos peças, consequentemente, esse tipo de veículo acaba se tornando menos problemático e caso apresente algum problema, costuma custar muito menos que a manutenção de veículos maiores.  

Por serem elétricas, as scooters elétricas precisam basicamente de energia elétrica para poder rodar.

Bateria

As baterias das motos scooters elétricas quando completamente cheias, costumam durar em média entre 40 a 80 km, sendo completamente carregada em cerca de 6 a 8 horas. Já a vida útil da bateria em si, vai depender do quando o condutor utilizar o veículo. 

Caso faça recargas de 1 a 2 vezes na semana, o tempo médio de vida útil é de cerca de 3 a 4 anos. Já se fizer recargas diárias, a vida útil tende a diminuir para cerca de 1 a 1 ano e meio. Após esse período é aconselhável fazer a troca da bateria. 

Não significa necessariamente que a bateria irá durar apenas esse tempo, porém, é comum que conforme o tempo for passando e a moto rodando, que o desempenho da bateria comece a diminuir e a autonomia comece a ficar cada vez mais prejudicada.

Continua após a publicidade..

Por isso, se estiver de olho em uma scooter elétrica usada, verifique principalmente a idade da bateria e sua autonomia.

Quais são as regras de segurança para a utilização do veículo?

As regras quanto a utilização de scooters elétricas, as regras podem variar um pouco de acordo com as legislações específicas da cidade de motoristas e também da velocidade (cilindradas) dos veículos.

Mobilidade blog

Porém, de forma geral podemos entender como regras gerais as seguintes diretrizes:

  • O condutor deve fazer a utilização de capacetes regularizados e dentro do prazo de validade (joelheiras, cotoveleiras e afins não são itens obrigatórios, porém são utilizados por muitos condutores como medidas extras de segurança);
  • A scooter deve contar com alguns itens obrigatórios, como: buzina, velocímetro, lanterna traseira, retrovisores de ambos os lados e farol. O emplacamento vai depender das cilindradas do scooter, caso atinja velocidade máxima de até 20km/h, não há necessidade de emplacamento, porém devem andar nas áreas reservadas a esse tipo de veículo.  

Já acima dessa velocidade é preciso emplacamento e habilitação para dirigir scooters. 

Se a velocidade for até 50km/h é necessário tirar uma habilitação chamada de ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor), o processo é parecido com a habilitação A, porém, o preço e o tempo de horas-aula são em média a metade de uma habilitação para motos convencionais. Para tirar a ACC é necessário possuir mais de 18 anos de idade.

Entretanto, esse tipo de habilitação só permite pilotar scooters de até 50km/h de velocidade. Acima disso será necessário possuir a carteira A, para poder circular de forma legalizada. Scooters menores que percorrem até 6km/h podem circular em calçadas.

As pessoas também perguntam

Quanto tempo para carregar scooter elétrica?

tempo de carregamento da bateria de uma Moto Scooter Elétrica varia de 4-8 horas.

Quantos km faz uma scooter elétrica?

As motocicletas contam com autonomia de até 40-80 km.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

Conheça o Ar Condicionado que Funciona Apenas com Energia Solar

Turbinas Eólicas de Eixo Vertical Que Resistem a Furacões

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.