A World Wide Wind quer ajudar o país a alcançar o seu objetivo de aproveitar 30.000 megawatts de vento offshore até 2040 com as suas novas turbinas verticais.
A Startup desenvolveu uma turbina com uma potência de 40 megawatts. O que é quase o triplo dos 15 megawatts produzidos pela maior turbina em funcionamento atualmente.
Os parque eólicos que existem atualmente são formados por turbinas eólicas de eixo horizontal (HAWT), com as suas três pás que giram a partir de um eixo horizontal. Mas uma turbina eólica de eixo vertical (VAWT) está alinhada com pás que rodam perpendicularmente ao solo e parecem mais ramos de árvores. Ambos os tipos de turbinas já existem há algum tempo. Mas até agora, as HAWT têm funcionado melhor do que as VAWT.
Stian Valentin Knutsen, fundador da World Wide Wind, desenvolvel uma turbina com a afixação de dois conjuntos de pás de rotor num único mastro. A Intenção era projetá-los para rodar em direções opostas.
Knutsen trabalhou em parceria com um professor de engenharia elétrica Hans Bernhoff, para desenvolver esta ideia.
O moinho de vento vertical irá inclinar-se, absorvendo a energia eólica de todos os ângulos concebíveis. E poderá atingir uma altura de 1.312 pés e gerar 40 megawatts.
Atualmente, trata-se apenas de teoria. A Empresa esta realizando muito testes e muitas simulações, mas um protótipo de tamanha real ainda está para vir.