Durante a Consumer Electronic Show (CES) em Las Vegas (EUA), a maior feira de tecnologia do mundo, a Sony apresentou o SUV elétrico Vision S 02, parte de sua nova divisão comercial focada em mobilidade, a Sony Mobility Inc.

O anúncio foi realizado por Kenichiro Yoshida, CEO da Sony Group Corporation. Segundo ele, o novo veículo da marca é focado inteiramente em entretenimento, adaptabilidade e claro, segurança.
Características do Novo SUV Elétrico da Sony

O novo veículo é uma sequência do modelo sedã Vision S 01, anunciado na CES de 2020.
Se antes, o veículo tinha quatro acentos, este novo modelo tem capacidade para até sete pessoas, sendo praticamente uma versão mais alta do modelo antigo: 4,9 metros de comprimento, 1,93 m de largura , 1,65 m de altura e entre-eixos de 3,03 m. Ele conta com rodas de 20 polegadas e pesa 2.480 kg.



O SUV elétrico será movido por dois motores, sendo um em cada eixo. Cada um deles produzirá 272 cv (ou 200kW) de potência).
Em relação ao primeiro protótipo, espera-se que o Vision tenha o 0 a 100 km/h um pouco mais lento, afinal, o novo veículo é 130 kg mais pesado (são ao todo 2.480 kg), com uma aerodinâmica menos favorável. Tendo em vista essas diferenças, sua velocidade tem 60 km/h a menos que o primeiro modelo.
Ainda que estes dados tenham sido divulgados, informações relevantes como consumo médio de energia, capacidade de aceleração e seu poder de autonomia não foram ofertadas durante o evento.
O Entretenimento e Tecnologia do Vision-S

Atualmente, os recentes automóveis se tornaram uma espécie de “dispositivo elétrico sob rodas”, o que é uma vantagem e tanto para a Sony, conhecida por produtos eletrônicos de consumo inovadores e especializada em projetar sistemas de áudio automotivo para fabricantes.
“Acreditamos que a Sony está bem posicionada como uma empresa de entretenimento criativo para redefinir a mobilidade”, afirma Yoshida. Comprovando este feito, o SUV elétrico terá integração de recursos do console Sony PlayStation 5.



O console estará instalado no painel multimídia: serão ao todo três telas que ocuparão todo o painel do SUV elétrico. (Além disso, haverão displays para os passageiros da segunda fileira de bancos, também com acesso ao console).
No que diz repeito à segurança e adaptabilidade, o veículo apresentará 40 sensores internos e externos ao redor de sua estrutura de forma a monitorar a segurança do usuário. Estarão incluídos sensores CMOS com anta sensibilidade e resolução, além de uma ampla faixa dinâmica.
Também terão sensores LiDAR que mapearam e detectaram o espaço ao redor do carro; e sensores ToF (Time of Flight) que suportam comandos de voz e gestos intuitivos para controle de sond de aceleração e desaceleração, além de travas de chave. Tudo isso com personalizações no painel multimídia.



Na direção, o SUV elétrico da Sony está enquadrado no Nível 2 de condução autônoma, o que quer dizer que entram sistemas como o piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência e sistema de permanência em faixa. São recursos que funcionam automaticamente e ajudam a proteger o veículo, mas que precisam sempre da supervisão humana para funcionarem em sua plenitude.