Já pensou em morar num lugar que reúne conforto, beleza e a sustentabilidade? É o que promete o residencial Yrupá, da GND Incorporadora com projetos arquitetônicos que utilizam telhados verdes em todas as construções.
A ousada estratégia em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, busca solucionar a intensidade das ilhas de calor em grandes centros urbanos, trazendo por sua vez, bem-estar e conforto térmico aos moradores do condomínio.
Residencial Yrupá e seus Telhados Verdes
De acordo com a empresa, ao todo serão 6,3 mil m² de telhados verdes incorporados no futuro empreendimento, prometendo se tornar um dos maiores de todo o Brasil.
Além das vantagens climáticas para o morador (conforto térmico pelo ar purificado), a implementação desse artifício é também vantajoso estruturalmente: o espaço verde servirá como amortecedor da água da chuva (evitando enchentes) e uma maneira econômica para produzir alimentos.
“A tecnologia para os telhados verdes permite que se possa cultivar uma grande variedade de plantas, incluindo espécies comestíveis, com horta, ervas aromáticas e outras que também são atrativas para insetos e pássaros. No Yrupá, os tetos verdes ainda são importantes ativos paisagísticos — destaca a arquiteta Juliana Castro, diretora criativa da JA8 Arquitetura Viva, responsável pelo projeto paisagístico do Yrupá.
Ainda segundo a arquiteta, o empreendimento tem como principal objetivo, promover um estilo de vida mais saudável e uma maior conexão com a natureza por parte dos futuros moradores. Por isso, sua estrutura foi planejada para haver vida em comunidade e convívio ao ar livre.
Ainda de acordo a GND Incorporadora, ao menos 35% do terreno de 23mil m² do Yrupá será voltado para um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) em conjunto com o governo de Santa Catarina.
Além disso, o empreendimento terá tecnológicas estações de tratamento de efluentes da ilha de Florianópolis, causando um impacto mínimo ao meio ambiente.
Telhados Verdes E Arquitetura Sustentável
Toda a arquitetura do Yrupá foi pensada de forma sustentável, a começar por seus telhados verdes.
Comandada pelos arquitetos Giovani Bonetti e Leandro Rotolo, a contrução do empreendimento buscou valorizar volumes e linhas leves, utilizando materiais naturais (como madeira e pedra) e também vidro, para ampliar a conexão do interior com a área externa, com iluminação natural e circulação de ar.
“Buscamos destacar as belezas da Praia Mole e da Lagoa, aproveitando o terreno para uma implementação harmônica e um melhor aproveitamento das vistas, do sol e do vento, sem gerar um volume construtivo agressivo à paisagem. Com certeza, é um empreendimento que nasce com o conceito de criar o melhor ambiente possível, de forma respeitosa, rica e saudável”, finaliza Leandro.
Não é atoa que o residencial com telhados verdes é o primeiro empreendimento do nicho a receber o selo AQUA-HE, uma certificação internacional de construção sustentável, promovida pela associação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale).
Leia também:
Nossa seleção com 7 projetos inspiradores! 🏕️#TelhadoVerde #Sustentabilidade #EkkoGreenhttps://t.co/XNiQZ2uT1t
— Portal Ekko Green (@EkkoGreen) April 20, 2022