O tijolo tradicional de argila é um componente muito problemático no quesito ambiental. A produção de materiais cerâmicos causam impactos ambientais como a derrubada de árvores e a contaminação do solo.
O tijolo ecológico aparece como uma excelente alternativa. Além de gerar impacto ambiental muito menor do que o produto tradicional, oferece uma redução de custos para as obras.
Vantagens do tijolo ecológico:
- Duram até 6 vezes mais do que os comuns, quando bem aplicados;
- São esteticamente bonitos. Servem para decorações como tijolos aparentes, necessitando apenas de um acabamento depois com verniz ou resina;
- Podem receber qualquer tipo de acabamento ou revestimento;
- Os fabricantes também produzem meio bloco do tijolo, então não se torna necessário perder tempo cortando tijolos para encaixes em cantinhos no meio da obra.
A incorporadora sustentável Alphaz Concept, adotou a utilização dos tijolos ecológicos que reduzem em 90% o consumo de água, dispensam a queima de carvão e diminuem a utilização de argamassa no canteiro de obras.
“Esse tipo de tijolo é ecológico também por ser produzido a partir de restos de outras construções civis, industriais ou orgânicos, incentivando economia e reaproveitamento na obra. Resumindo, ele é ecológico porque evita degradações no meio ambiente e é feito de forma inteligente”, explica Leonardo Pereira, engenheiro de produção responsável pelos tijolos ecológicos da Alphaz Concept.
Pereira defende também que além de todos os benefícios ambientais citados, o tijolo ecológico traz uma importante redução de custos. O investimento feito na compra dos tijolos ecológicos representa redução de custos em até 80% com cimento, 50% com ferros e 95% de madeira.