Usina De Energia Solar No Ceará Gera Mais de 4 Mil Empregos

Já conhecido pela vasta capacidade de garantir energia limpa pelo sistema Eólico, o estado do Ceará agora será responsável também pela produção de 360 MWp de energia solar. Recentemente, o estado inaugurou uma usina de energia solar denominada Alex, localizada entre as cidades de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte.

Também vale destacar a qualidade tecnológica do complexo, que permite a monitoração em tempo real do sistema, inclusive, a correção de possíveis falhas de forma muito rápida.

Além de garantir 360 MWp de energia solar, o local também gerou mais de 1,3 mil empregos diretos e 2,5 mil indiretos.

Investimentos da Usina de Energia Solar

A Elera Renováveis, empresa responsável pela usina de energia solar do Ceará, investiu R $950 milhões no projeto, sendo que R $4,8 milhões deste montante foram destinados a iniciativas de ESG (Ambiental, Social e Governança).

Dentre as iniciativas do ESG está a instituição de um sistema fotovoltaico no Hospital Filantrópico Celestina Colares em Tabuleiro do Norte. Esse investimento irá garantir que 100% do consumo mensal de eletricidade da entidade seja atendido, promovendo assim, uma economia de R $10 mil.

Mais sobre a energia limpa do Ceará

Sendo um dos estados destaque em produção de energia eólica, ficando em terceiro lugar no país, o Ceará caminha para garantir esse título também através do sistema solar.

Vale lembrar, que não só o estado, mas todo o Nordeste domina o abastecimento do país com energia limpa e sustentável. Além disso, a região já é responsável por cerca de 80% da energia eólica gerada no Brasil.

O clima da região, muito sol e vento, favorece ainda mais a perspectiva de geração de energia limpa no país, chegando até 42% de capacidade. Lembrando que a média mundial gira em torno de 25%.

Leia Também

No post here!