Usina Hidrelétrica de Itaipu Bate Recorde de Produtividade em 2021

Pelo terceiro ano consecutivo, a usina hidrelétrica de Itaipu está prestes a bater o próprio recorde de produtividade.

Produzir mais, com menos é algo um tanto impossível para qualquer fonte de energia elétrica. Felizmente, essa conquista se deu pela usina hidrelétrica de Itaipu, que pôde bater seu próprio recorde pelo 3º ano consecutivo em 2021.

A usina atingiu a potência de 1.098 MW por metro cúbico de vazão de água a cada segundo (MW médio/m³/s), sendo a maior produtividade da hidrelétrica em 37 anos de operação. Isso porque esse valor é superior aos valores de 2020 (1.087 MW médio/m³/s) e 2019 (1.079 MW médio/m³/s). 

De acordo com a hidrelétrica, o mês de maior produtividade foi julho com 1,1221 MW médios/m³/s.

Como se Deu o Recorde da Usina Hidrelétrica de Itaipu? 

Segundo Celso Torino, Diretor Técnico Executivo da Itaipu, o ano de 2021 foi bastante seco no Brasil, logo, uma maior produção com menos água era essencial para a usina hidrelétrica. “A excelência da equipe binacional e a tecnologia sob medida são as melhores ferramentas para atingirmos nossos objetivos”, comemora.

O que acontece é que a relação entre produtividade e seca, é muito similar ao consumo de combustível em um carro: quando economizamos, necessariamente é preciso dirigir em uma rotação neutra (nem muito rápido, nem muito lento). A mesma coisa acontece na usina hidrelétrica: no melhor ponto de operação, a energia será gerada de forma que o consumo de água seja o menor possível.

Em um ano hidrológico crítico como o anterior, a alta produtividade era essencial. Portanto, focaram em fatores como o comprometimento das equipes brasileira e paraguaia, as diretrizes do conselho de administração e a gestão eficiente dos recursos. Todos eles contribuíram para o excelente desempenho de Itaipu.

Planos Futuros Para a Usina Hidrelétrica de Itaipu

Para 2022, Itaipu espera aumentar a produção de energia de 5% a 10%, dependendo, claro, de mais chuva nos reservatórios para recuperar e ter uma normalização nas afluências.

Atualmente o reservatório da usina hidrelétrica ainda está muito abaixo da sua média histórica, porém com uma leve tendência de recuperação. 

“Itaipu vai ser uma importante geradora de energia para o Brasil, se chover, ainda mais, vai gerar mais energia, e também vai ser uma espécie de usina hidrelétrica que vai nos ajudar a não ter energia tão cara”, afirma Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura.

Leia Também

No post here!