fbpx
Continua após a publicidade..

Usina Termelétrica Flutuante Está Pronta Para Entrar em Operação

Chegou no Brasil a primeira usina termelétrica flutuante e nas próximas semanas, chegarão mais unidades para que juntas possam gerar cerca de 560 MW em energia.
Continua após a publicidade..

Chegou no Brasil a primeira termelétrica flutuante com previsão de operar no país. A usina também é um navio e está ancorada na Costa Verde, no Porto de Angra dos Reis. De forma oficial ainda está em águas alfandegadas. Porém, assim que sair a licença ambiental poderá oficialmente entrar em território brasieliro. 

Diante desse cenário, a expectativa é que nas próximas semanas cheguem mais 4 dessas usinas em nosso país. Ao todo, as cinco unidades juntas terão capacidade de gerar aproximadamente 560 MW, quantia essa que é suficiente para poder abastecer de energia, aproximadamente 2 milhões de pessoas.

As usinas flutuantes ficarão na Baía Sepetiba

A empresa responsável pelas usinas, é a empresa turca Karpowership, que foi uma das vencedoras no último ano, do leilão emergencial, criado às pressas para lidar com o período de escassez hídrica que assolou a região, gerando um dos maiores racionamentos da história do local.

termelétrica

O contrato da usina flutuante define o prazo de 3 anos e meia para que a energia da região seja garantida. Desse modo, o diretor de projeto da empresa, Gilberto Bueno, afirma que caso ocorram problemas com a linha de transmissão de algumas das plantas, em poucos minutos a usina flutuante será capaz de operar e estará pronta para oferecer a energia necessária.

As usinas ficarão atracadas na Baía Sepetiba, a cerca de 3 km da Costa, próximas a unidades que abastecem outros navios com gás. Juntas as unidades estarão conectadas com a linha de transmissão que possui cerca de 15 km de extensão.

Com 3 destes km em água e os outros 12 em terra firme, cortando o distrito de Santa Cruz, na Zona Oeste da Capital do Rio, até conseguirem chegar à subestação de urnas, entrando no SIN (Sistema Interligado Nacional).

Energia, noticias

MPF questiona o licenciamento ambiental das usinas termelétricas

O Ministério Público Federal está investigando a situação e questionando o licenciamento ambiental fornecido pelo Inea (órgão estadual responsável pela licença). Segundo o Ministério há diversos vícios no processo, embora seja de fato, a primeira usina termelétrica flutuante do Brasil.

Como não existe construção e na montagem, com as usinas já chegando montadas e operando, não ocorreu nenhum licenciamento prévio de nenhuma das usinas flutuantes. Porém, a empresa responsável afirma que está avaliando e estudando formas de avaliar mudanças no meio ambiente para quando as usinas estiverem operando.

Continua após a publicidade..

A linha de transmissão que conta com 36 torres, estima que será necessário o corte de vegetação de pelo menos 1 hectare, o que pode ser entendido como o tamanho de um campo de futebol oficial. Entretanto, a empresa da Turquia já se comprometeu que irá realizar a compensação de tudo que afetar o meio ambiente, diminuindo e até anulando esse desmatamento na região.

Nesse momento, segundo o Inea, a solicitação do licenciamento ambiental para início das operações ainda está em fase de análise.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Mini Turbina Eólica Gera Energia 24 Horas e Custa Menos de R$ 1.000 

A Presença Crescente da BYD no Mercado Automobilístico Brasileiro

Dispositivo Tranforma Ar em Água Potável com Energia Solar

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.