Sabemos que muitas empresas não exitam em inovar quando o assunto é design e diferentes modos de locomoção. Porém, um engenheiro norueguês levou esse conceito ao pé da letra com a criação de um velomóvel elétrico: o Podbike Frikar.
A empresa alemã de bicicletas Storck e a iniciante norueguesa de micro-mobilidade Podbike se uniram para levar o Frikar para um mercado maior, oferecendo uma opção de transporte alternativa sustentável para pessoas que não queiram utilizar carros para viagens curtas.
Diferenciais do Velomóvel Elétrico
Um velomóvel é um estilo de veículo movido a energia humana, com um design e estruturas semelhantes a uma bicicleta reclinada. Ele possui três rodas e é totalmente fechado, o que aumenta sua aerodinâmica e proteção.
Em contrapartida, o Frikar conta com alguns diferenciais marcantes.
Mobilidade
Um deles é o fato de que é um velomóvel elétrico: é movido por três de motores de 250W, acionados ao pedalar.
Sua energia é transferida por fio para motores em ambas as rodas traseiras para impulsioná-lo (ele possui quatro rodas, ao invés de três) que fazem às vezes de freio regenerativo.
A velocidade máxima com a assistência elétrica é de até 80 km/h, ao pedalar com 877W/h de bateria. Caso alcançasse uma aceleração maior, não se qualificaria mais como uma e-bike. Uma vantagem, é que em descidas ou subidas, sua autonomia aumenta cerca de 40%.
Tamanho
Outro diferencial, é o de que ele foi projetado para ser o menor é um veículo do mundo. Apesdar disso, ele pode receber uma pessoa de até 2 metro de altura (além de apresentar um espaço para bagens ou crianças).
Isso porque, o velomóvel elétrico tem 2,36 m de comprimento, 83,9 cm de largura e 1,19 m de altura, fazendo com que ele seja um pouco mais largo do que o guidão de uma bicicleta de enduro moderna.
Demais Detalhes
O velomóvel elétrico vem equipado com faróis integrados, lanternas traseiras, pisca-piscas operáveis e refletores extensos, além de espelho lateral externo. Ele também tem um porta-copos, porta-telefone/tablet com carregador USB dentro, além de zonas de segurança de dobra e proteção contra capotamento.
Caso o usuário queira, o veículo conta com alguns detalhes extras opcionais (Frikar Plus), que incluem um limpador de pára-brisa manual para melhor visibilidade em tempo ruim, um ventilador interno para melhor fluxo de ar (especialmente em climas quentes), uma cadeira de criança que fica atrás do motorista, um gancho de reboque e baterias extras para maior alcance.
O Futuro do Velomóvel Elétrico
Ainda que já esteja bastante avançado, a produção do Frikar ainda não está pronta — embora alguns modelos de Frikars estejam atualmente em turnê pela Noruega e Alemanha oferecendo test drives.
No entanto, a pré-venda já começou, sendo necessário um depósito de 300 € (cerca de R$ 1.900 mil) para garantir a reserva de um dos primeiros Frikars. Storck & Podbike afirmam que já têm mais de 3.000 encomendas.
A produção final do Frikar começa no início do próximo ano, com custos de 4,995 euros — R$ 31,4 mil, na conversão de hoje, sem taxas.