As fabricantes buscam cada vez mais que os carros elétricos tenham mais tempo de autonomia. Dessa vez, a marca GAC Group conseguiu o maior feito, com o lançamento de seu mais novo SUV elétrico, o Aion LX Plus.
A GAC fez recentemente o anúncio do SUV elétrico no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação (MIIT) na China. Esse é o último grande processo regulatório para um modelo estar disponível no país asiático, o que significa que os consumidores locais estão a apenas alguns meses de ter um carro elétrico com um alcance de mais de 1.000 km.
Características do novo SUV Elétrico Chinês
O Aion LX Plus tem uma bateria de 144,4 kWh, uma densidade de energia de 205 Wh / kg e uma autonomia impressionante de 1.008 km. A bateria usa a tecnologia GAC com folhas elásticas, tornando-a 20% menor e 14% mais leve do que uma convencional, permitindo a atual densidade de energia.
O modelo vem equipado com motores elétricos duplos que produzem 725 cv (540 kW / 734 cv) combinados transmitidos às quatro rodas por meio de uma caixa de câmbio de duas velocidades.
Como resultado, o SUV elétrico acelera de 0-100 km/h em 2,9 segundos, mais lento do que o Tesla Model X Plaid, mas, ainda assim, rápido demais para um SUV de cinco portas. A montadora também oferecerá variantes menores do LX Plus com menor capacidade de bateria e motores eletrônicos menos potentes.
Em termos de design, o Aion LX Plus é semelhante ao LX convencional. Sua frente tem um design mais limpo graças à grade discreta e o pára-choque mais esculpido com uma entrada única e um divisor aparente. Os faróis de LED, o perfil e a traseira esportiva parecem idênticos ao modelo antecessor.
O LX Plus mede 4,8 metros de comprimento, 1,94 metros de largura e 1,69 metros de altura, com uma distância entre eixos de 2,92 metros.
Outra atualização importante são os três sensores LiDARs fornecidos pelo RoboSense, trazendo recursos aprimorados de direção autônoma para o SUV elétrico. São visíveis do exterior, sendo um montado no tejadilho e mais dois colocados nos para-lamas dianteiros, cobrindo um ângulo de 300° à volta do veículo.
No interior, o painel redesenhado apresenta tela de 15.6 polegadas, sensível ao toque, com hardware atualizado na forma de processador Qualcomm 8155 de 8 núcleos e um novo software chamado ADiGO 4.0.
O resto da cabine tem uma aparência familiar, enquanto o equipamento inclui um teto solar panorâmico, um sistema de áudio de 10 alto-falantes da Alpine e estofamento em couro Nappa na cor branca. A GAC não revelou o preço do Aion LX Plus, mas espera-se que seja mais caro do que seu antecessor, que custa entre ¥229.600 (R$11.365,43) e ¥349.600 (R$17.305,55).