fbpx
Continua após a publicidade..

Noronha Se Prepara Para Reciclar 200 Toneladas de Latinhas

Ilha terá primeiro laboratório de economia circular para reciclar latinhas.
Continua após a publicidade..

Como parte da meta de zerar suas emissões de carbono até 2030, o arquipélago de Fernando de Noronha promete reciclar cerca de 200 toneladas de latas em alumínio. 

Todo lixo produzido é separado em um centro de tratamento. Enquanto o vidro é reciclado como areia para a construção civil; papel, plástico e alumínio vão de navio até Recife (cerca de 40 horas de viagem) para serem encaminhados a indústrias de reciclagem ou aterros sanitários. 

noticias, Reciclagem Fernando de Noronha

Ao todo, são mais de 1 milhão de reais por mês para custear o transporte desses resíduos até Recife. Mas isso há de mudar.

Medidas Para Reciclar as Latinhas

noticias, Reciclagem Fernando de Noronha

De acordo com a administração e empresas parceiras, foram tomadas algumas medidas na tentativa de contornar a grave situação do destino de materiais recicláveis e não recicláveis. 

Um delas, é que a partir do próximo ano, somente carros elétricos poderão entrar no arquipélago. Além disso, até 2030, pretende-se retirar odos os veículos movidos a álcool, diesel e gasolina.

noticias, Reciclagem Fernando de Noronha

Outra medida, foi a proibição de garrafas d’água com menos de 500 mL e demais embalagens plásticas. Para isso, os milhares de turistas da ilha são sempre orientados a descartar resíduos plásticos antes do embarque, ainda no aeroporto.

Laboratório Para Reciclar Latinhas

Com a implementação do empreendimento (que terá aproximadamente 400 metros²), a prefeitura espera economizar em até 30% do dinheiro público ao reciclar as latas pelo laboratório.

Por fim, em 2022 será inaugurado o Lab VADELATA Pelo Planeta: primeiro laboratório de reciclar latinhas de Fernando de Noronha. A estrutura é fruto de uma parceria entre a prefeitura e a Ball Corporation, empresa líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio.

noticias, Reciclagem Fernando de Noronha
Com entrega prevista para o segundo semestre do ano que vem, a expectativa é reciclar 50 toneladas de alumínio no primeiro ano pós-pandemia.

O laboratório terá como objetivo coletar, compactar e transportar todas as latas de alumínio descartadas da ilha. Com a implementação do empreendimento (que terá aproximadamente 400 metros²), a prefeitura espera economizar em até 30% do dinheiro público ao reciclar as latas pelo laboratório.

Do maquinário para o processo de reciclagem, utilizarão uma turbina eólica de baixa velocidade cujas pás não colocariam em risco a fauna; e uma bateria de hidrogênio que, ao invés de lítio (um metal raro), utiliza ferro e hidrogênio em sua composição. 

noticias, Reciclagem Fernando de Noronha

Será que podemos usar essas tecnologias? Essa é uma pergunta que o laboratório vai tentar responder”, diz Estevão Braga, Head de Sustentabilidade da Ball América do Sul.

Depois de uma parada na planta da Ball em Recife, o material segue para São Paulo, onde fica o centro de reciclagem da Novelis, co-patrocinadora do projeto ao lado da AMA, água mineral da Ambev; e da Minalba. 

No local, o alumínio será 100% reaproveitado e transformado em bobinas que darão origem a novas latas que estarão nas prateleiras dos supermercados em até 60 dias. Como manda a economia circular.

Continua após a publicidade..

Futuro do Laboratório

noticias, Reciclagem Fernando de Noronha

Segundo a gigante de embalagens sustentáveis, o local também será base de pesquisas para a melhoria do processo de reciclagem. 

Além disso, haverão aulas, palestras e cursos de capacitação em educação ambiental. A Ball implementará pontos de entrega voluntária tanto para consumidores como para o comércio. Para isso, será preciso agendar a coleta por meio de um aplicativo.

noticias, Reciclagem Fernando de Noronha

Com entrega prevista para o segundo semestre do ano que vem, a expectativa é reciclar 50 toneladas de alumínio no primeiro ano pós-pandemia.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.