fbpx
Continua após a publicidade..

Suíço Recupera Área Degradada e Retoma Nascentes no Norte da  Bahia

Através da agricultura sintrópica, Ernst Götsch econtrou uma forma de recuperar área degradada de 500 hectares.
Continua após a publicidade..

A Fazenda Fugidos da Serra, na cidade de Piraí do Norte, na Bahia, renasceu após a chegada do suíço Ernst Götcsh. Isso porque através da agricultura sintrópica, conseguiu recuperar uma área degrada após muitos anos de extração e queimadas.

Após a recuperação do ecossistema da hoje chamada Fazenda Olhos D’água, se tornou conhecida como berço de uma das maiores plantações de cacau orgânico do país.

Como Se Deu a Agricultura Sintrópica

Meio Ambiente, noticias Brasil

Ainda jovem, o agricultor auto-didata (afinal, nunca se formou) conseguiu passar em um concurso em que se trabalhava para o desenvolvimento genético de plantas e vegetais. 

Após um tempo, chegou a conclusão de que era preciso otimizar as condições que damos as plantas, imitando os ecossistemas originais e ali, nascia a agricultura sintrópica. Ela basicamente estimula cooperação entre espécies de uma área em questão para plantar de maneira sustentável, recuperando a área antes degradada.

Depois de testar o novo tipo de agricultura na Costa Rica e Tanzânia, um de seus sócios na época lhe deu um empréstimo para seguir sua pesquisa em algum lugar do Brasil

Vinda Para o Brasil

Com o passar do tempo, Ernst passou a praticar de maneira constante a agricultura sintrópica, semeando uma série de plantas e frutos nativos da região, como o próprio cacau, banana, maracujá e algumas hortaliças.

Ao vir para o Brasil nos anos 80, Ernst — conhecido na cidade como o “gringo doido” —, viu no terreno degradado uma imensa oportunidade de testar a agricultura sintrópica. 

Fez questão de escolher uma área de terra empobrecida e considerada, a época, impossibilitada de cultivo, localizada em uma região cacaueira no norte da Bahia. Como primeiro passo, resolveu recuperar os riachos assoreados no entorno da propriedade, abrindo valas nos cursos originais e reflorestando ao redor.

Meio Ambiente, noticias Brasil
Meio Ambiente, noticias Brasil
Após o sucesso da recuperação da Fazenda Olhos D’água, Ernst é considerado referência na agricultura sustentável, por meio da prática da agricultura sintrópica.

Com o passar do tempo, Ernst passou a praticar de maneira constante a agricultura sintrópica, semeando uma série de plantas e frutos nativos da região, como o próprio cacau, banana, maracujá e algumas hortaliças. E então, esperou que crescessem e frutificassem.

“Enquanto não conseguirmos suprir as necessidades diárias do nosso metabolismo de um modo que seja benéfico para o ecossistema, como todas as outras espécies fazem, não vamos ter futuro”, diz.

Após anos, o que antes era uma triste e morta área da cidade de Piraí do Norte, hoje está repleta de uma rica e extensa área arborizada, 14 nascentes de água recuperadas e o regime de chuvas restabelecido na região. Tudo isso através agricultura sintrópica, que nada mais é do que a cooperação entre as espécies.

Agricultura Sintrópica Para Além da Bahia

Meio Ambiente, noticias Brasil

Após o sucesso da recuperação da Fazenda Olhos D’água, Ernst é considerado referência na agricultura sustentável, por meio da prática da agricultura sintrópica. 

Continua após a publicidade..

Com isso, ele já formou vários agricultores e produtores no Brasil e no mundo, através de suas consultorias.

Meio Ambiente, noticias Brasil

Além disso, vende os orgânicos que cultiva, principalmente o cacau, que tem um valor 4 vezes superior que o cacau normal.

“Não somos a espécie inteligente. Nós fazemos parte de um sistema inteligente. A partir do momento que a gente aceita isso – que somos parte de um sistema inteligente, e não os inteligentes – a nossa inteligência tem chance de aumentar exponencialmente, porque nós vamos ganhar a inteligência de todos os sistemas”.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.