fbpx
Continua após a publicidade..

Micro Gerador Portátil é Projetado Por Engenheiro Japonês

O engenheiro criou um micro gerador portátil para garantir acesso à eletricidade com pouca água
Continua após a publicidade..

Já pensou ter energia elétrica, com pouca água? Isso é possível! Um micro gerador móvel projetado no Japão, foi criado para funcionar em correntes rasas e lentas. 

O aparato é ideal para pessoas que vivem em áreas mais remotas do mundo e desejam gerar sua própria energia, de forma totalmente sustentável. 

Características do Micro Gerador Portátil

Água, noticias Japão

Sabendo que uma das opções mais comuns é utilizar água corrente para geração de energia hidrelétrica — e que construir barragens não é bom para o meio ambiente — o engenheiro Masaya Sumino desenvolveu um minigerador hidrelétrico hidráulico, em Gifu (Japão).

“Toda água corrente tem energia e sempre achei uma pena não estarmos utilizando totalmente esse recurso. Isso é o que me inspirou a criar esse conceito de usar a energia não utilizada da natureza”, explica.

Não é necessário que a queda de água seja muito volumosa ou acentuada: basta haver um fluxo de água que consiga mover as pás da turbina do micro gerador.

Medindo 1,28 metros, o aparato de nome “Pico Pika” pesa aproximadamente 20 kg. De acordo com Sumino, é o primeiro gerador desse tipo que pode ser facilmente transportado por uma pessoa. Ele usa a força da água das valas da estrada (drenagem limpa) para acionar a lâmina da turbina. 

O micro gerador tem uma diferença de altura de 15cm em seu comprimento e uma parede de ferro que segura a água até que ela passe a correr em uma velocidade suficiente para produzir energia.

A turbina pode substituir facilmente as luzes solares da rua, onde quer que seja possível instalá-la. É mais econômico e ambientalmente amigável do que as luzes de rua solares.

A qualidade mais interessante é que não é necessário que a queda de água seja muito volumosa ou acentuada: basta haver um fluxo de água que consiga mover as pás da turbina do micro gerador.

Continua após a publicidade..

Como Funciona o Micro Gerador Portátil?

Água, noticias Japão

Sua construção é muito simples. Consiste em uma estrutura de ferro dentro da qual a lâmina da turbina é montada como na figura. O gerador é fixado em uma extremidade da estrutura, o que facilita a produção direta de eletricidade. 

Isso porque, o micro gerador tem uma diferença de altura de 15cm em seu comprimento e uma parede de ferro que segura a água até que ela passe a correr em uma velocidade suficiente para produzir energia. O gerador em si está instalado na outra extremidade do equipamento, que gera eletricidade de forma direta.

“Existem algumas áreas remotas do mundo onde indivíduos ou áreas inteiras não têm acesso à eletricidade, se pudermos fornecer a eles os meios para gerar sua própria energia, eles podem mudar suas vidas, essa é a minha esperança, um gerador ultrapequeno que poderia fornecer eletricidade verde para qualquer lugar na Terra onde haja um pequeno fluxo de água.”

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.