Brasil Pode Chegar a 100 Mil Carros Elétricos em 2022 

Números mostram mais predisposição dos consumidores aos novos modelos de carros elétricos, apesar do preço elevado.

Hoje existem em torno de 79,8 mil veículos elétricos circulando no país, de acordo com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). Nesse número não estão ônibus, caminhões e veículos levíssimos.

No ano de 2021, o mercado de carros elétricos e híbridos chegou ao número recorde de 34,9 mil unidades vendidas. Esses números ultrapassam as expectativas da ABVE, e um aumento de 77% nos 19,7 mil veículos emplacados em 2020.

carros elétricos

De acordo com o Denatran em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, existem automóveis elétricos, no entanto, a grande maioria está concentrada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com esse levantamento, ainda em 2022 o número total chegará em 100 mil veículos elétricos

De acordo com o presidente da ABVE, Adalberto Maluf, uma das principais causas do aumento das vendas no setor é a divisão do mercado, que hoje está em 3: 

  • Os 100% elétricos, mais sustentáveis, e representam apenas 8% da frota total da categoria. 
  • Os híbridos típicos, que o motor funciona com gasolina, álcool diesel, combinado de um motor elétrico com bateria recarregável. 
  • E os híbridos plugáveis, onde as baterias podem ser recarregadas de forma externa.

Preço elevado da gasolina pode contribuir para adesão aos carros elétricos

Outro ponto que reforça o crescimento dos carros elétricos é ofato que os combustíveis fósseis estão enfrentando grandes problemas como a alta de preços, pressões ambientais por conta das obrigações firmadas na COP-26 por diversos países, como a redução na emissão de carbono.

Os veículos elétricos são ideais para cumprir essas questões, já que eduz a emissão de poluentes. Um carro elétrico hoje, custa cerca de R$ 150 mil no Brasil, um valor que pode ser considerado alto para a grande maioria, mas que reflete uma economia sem igual.

Mobilidade, noticias Brasil

O maior desafio para quem pretende comprar ou já tem um carro 100% elétrico ou hibrido plugável é a recarga. Mas isso pode ser logo corrigido, já que o número de postos de recarga tem crescido bastante no país.

Hoje o mais comum é que esses pontos de recarga sejam privados, ou seja, pertencem a proprietários de automóveis elétricos em suas residências, empresas com frotas dessa categoria, e em poucos casos os públicos em hotéis, shoppings e supermercados.

O crescimento desses pontos de recarga é ideal para tornar mais comodo o processo de recarga, além de acelerar. Em uma tomada comum a recarga pode chegar a 48 horas. Nesses pontos, esse tempo pode reduzir para menos de 5 horas.

A GreenV tem instalado de 60 a 70 pontos de recarga por mês em nosso país, e para eles estes pontos possibilitam o uso diário desses carros elétricos.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Moto Elétrica Chinesa Combina Energia Eólica e Solar

Energia Renovável Fornece 32% da Eletricidade Global

Rack Solar: Carrega Carro Elétrico com Energia Limpa

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.