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Brasil Desenvolve Seu Primeiro Ônibus Elétrico Movido à Energia Solar

O modelo 100% movido a energia solar foi desenvolvido no Ceará, com planos de distribuição para todo o país.
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Uma empresa cearense foi a primeira do país a projetar um ônibus elétrico, totalmente à base de energia solar. O veículo é fruto da parceria entre a companhia elétrica EDP, BYD e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e foi idealizado pela usina termelétrica de Pecém.

Como funciona o Ônibus Elétrico Movido à Energia Solar?

onibus solar edp
Divulgação/EDP

O banco de baterias do ônibus é recarregado no estacionamento da empresa — em uma micro-usina de energia solar fotovoltaica —, que garante autonomia de 300 km no transporte do veículo. 

O equipamento, inaugurado em junho de 2020, possui 189 módulos fotovoltaicos (placas solares) com capacidade de gerar por ano até 104.600kWh de energia elétrica, por meio da luz do sol, para o condomínio de salas do Bloco de Utilidades e Serviços (BUS), que tem o consumo médio anual de 148.896 kWh.

carregador bateria solar
Ponto de recarga dos ônibus elétricos. (Divulgação/EDP)

“A EDP tem como objetivo liderar a transição energética no país, e a mobilidade elétrica tem recebido atenção especial. O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, afirmou Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP no Brasil.

Já o diretor da divisão de ônibus da BYD, garante que com a autonomia de 300 km é possível que operadores façam curtas e médias distâncias

“Tudo realizado com um grande desempenho, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão”, afirma.

Estrutura do Ônibus Elétrico

O veículo com dois motores de 148 cavalos de potência, contou com um investimento de R$ 4,85 milhões e foi desenvolvido com chassi da BYD e carroceria da Marcopolo. 

Atualmente, ele está sendo operado diariamente pela empresa Gertaxi no transporte dos funcionários entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante, onde fica a usina térmica da EDP. Durante o percurso de 70 km, o ônibus consome a energia solar armazenada das baterias

Porém, o projeto não para por aí. A segunda fase prevê a aplicação, no teto do veículo, de filmes fotovoltaicos orgânicos compostos por células capazes de gerar energia elétrica a partir da luz do sol. 

onibus solar edp
Divulgação/EDP

As células no teto do ônibus serão testadas nas condições climáticas existentes no Nordeste com a finalidade de abastecer parte do consumo dos serviços no interior do veículo, como o carregamento de celular e outros periféricos tecnológicos do veículo.

Além desta iniciativa, a EDP também trabalha no projeto do ônibus rodoviário 100% elétrico em parceria com a VIX Logística, do Grupo Águia Branca, que está desenvolvendo um sistema de recarga para frotas de ônibus elétricos no Espírito Santo, todos também movidos à energia solar.

Ônibus Elétricos Movidos à Energia Solar são Tendência Global

Esse modelo de ônibus elétrico já ganhou outras versões em outros países. No Alasca, Estados Unidos, estudantes ganharam um ônibus escolar totalmente elétrico em outubro. O veículo se tornou responsável pelo deslocamento dos estudantes da pequena cidade de Tok, substituindo um dos ônibus alimentados por motor a combustão.

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onibus solar
Divulgação/Tok Transportation

Assim como o modelo brasileiro, o ônibus escolar elétrico também recebeu painéis solares exclusivos para alimentação das baterias, fornecidos pela Tok Transportation. Parte delas foi inserida no sobre o veículo, a fim de otimizar o sistema elétrico do transporte.

Outro exemplo de combustível movido à energia solar é o avião Solar Impulse. Ele voa sem nenhum tipo de combustível e, para conseguir isso, tem quatro hélices com oito cavalos de potência. 

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Divulgação/Solar Impulse

Além disso, o Solar Impulse tem uma estrutura leve e resistente. Ele foi construído com fibra de carbono, além de 12 mil células solares capazes de transformar a luz solar em energia elétrica. O Solar Impulse tem 64,3 metros de asas, a envergadura de asa de um Airbus 340, a potência de uma lambreta e o peso de um carro família.

Redação EkkoGreen

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