fbpx
Continua após a publicidade..

Mercado Livre de Energia Tem Bondinho Pão de Açúcar Como Novo Integrante

Ao integrar o mercado livre de energia, bondinho quer virar exemplo de sustentabilidade para outras atrações
Continua após a publicidade..

A fim de contar com quilowatts provenientes de variadas fontes de energias renováveis, o Bondinho Pão de Açúcar decidiu entrar para o mercado livre de energia. A decisão começou a ser implantada no final de 2021 e finalizada no começo deste ano.

O Bondinho Pão de Açúcar, que já era conhecido por utilizar um sistema eficiente de energia, sobe agora para o patamar de atração sustentável, ao funcionar exclusivamente por diversas energias limpas e renováveis.

Como Funciona o Mercado Livre de Energia?

Ao integrar o mercado livre de energia, o Bondinho Pão de Açúcar terá livre escolha de fornecedores de energia limpa

No Brasil, o setor energético funciona através de duas vertentes: o ambiente de contratação regulada (ACR) onde estão os consumidores cativos; e o ambiente de contratação livre (ACL), onde estão os consumidores livres, do mercado livre de energia.

Ambiente de Contratação Regulada

Consumidores do ACR — formado por residências e pequenas empresas sem demanda mínima para entrar no mercado livre de energia —, somente têm acesso ao serviço de geração e distribuição de energia, pagando mensalmente as tarifas estabelecidas pelo governo.

No mercado cativo a energia é adquirida pelas empresas distribuidoras através de leilões — sendo que o preço é estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), com incidência de bandeiras tarifárias

Mercado Livre de Energia

Energia, noticias Rio de Janeiro

Já o ACL, ou mercado livre de energia, é um ambiente de negócios formado por consumidores livres, onde estes podem definir as condições de compra (preços, volume, prazo e forma de pagamento) diretamente com empresas comercializadoras e geradoras de energia elétrica.

Nesse ambiente, o consumidor tem que assinar dois tipos de contratos: com a geradora de energia e com a distribuidora. Enquanto com a geradora, o consumidor tem livre poder de negociação, com a distribuidora, o preço é regulado. 

Para fazer parte do mercado livre de energia, o consumidor deve ter uma demanda mínima que varie entre 500 kW e 1,5 MW.

Quais os Benefícios do Mercado Livre de Energia Para o Bondinho?

Energia, noticias Rio de Janeiro

Ao integrar o mercado livre de energia, o Bondinho Pão de Açúcar terá livre escolha de fornecedores de energia limpa, flexibilização de negociações das fontes contratadas; além de ter livre acesso à previsão de custos antes de formalizar o contrato.

Além disso, a atração turística fará parte de uma cadeia de valor com responsabilidade socioambiental, já que contribuirá com a redução das emissões de carbono, por utilizar de fontes renováveis e limpas de energia elétrica, como energia fotovoltaica e eólica.

A entrada no mercado livre de energia é mais um passo para a modernização sustentável pela qual o parque está passando

“A entrada no mercado livre de energia é mais um passo para a modernização sustentável pela qual o parque está passando, reduzindo também o impacto ambiental da nossa operação, uma das nossas prioridades”, destaca Diego Scofano, CTO do Bondinho Pão de Açúcar.

Continua após a publicidade..

A medida também faz parte das práticas de desenvolvimento sustentáveis propostas pelas Nações Unidas para o ano de 2025. Com a aplicação dessa e de outras políticas de desenvolvimento sustentável, o parque se torna um exemplo responsabilidade ambiental para outras atrações turísticas.

⚡️ Quem pode ir para o mercado livre de energia?

Por enquanto, apenas clientes que consomem acima de 500 kW podem entrar para o mercado livre. Ou seja, apenas grandes consumidores podem escolher onde comprar energia.

⚡️ Como fazer parte do mercado livre de energia?

No modelo de consumidor atacadista, a empresa contratante deve se associar diretamente à CCEE (entidade responsável por operar o Mercado Livre de Energia),

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.