fbpx
Continua após a publicidade..

Navio Japonês Vai Captar Energia Renovável em Alto Mar

O navio Power ARK tem capacidade de levar eletricidade de energia renovável para 22 mil famílias japonesas somente com uma única viagem ao dia para a costa.
Continua após a publicidade..

Um dos obstáculos que surgem na instalação de energia eólica offshore é o transporte da energia renovável por cabos até o litoral. Porém, duas empresas japonesas planejam a solução para resolver este problema custoso a centenas de empresas de energia renovável.

A empresa japonesa PowerX, voltada para soluções em energia elétrica, firmou parceria com a Imabari Shipbuilding (especializada em construções navais) para desenvolver o primeiro protótipo de navio “cargueiro” de energia: o Power ARK.

A embarcação tem como objetivo principal a transportar a energia renovável gerada por parques eólicos localizados no mar até a costa.

“A concretização de uma sociedade descarbonizada é uma questão importante que as indústrias de construção naval e marítima devem enfrentar. Vemos esta aliança como uma excelente oportunidade para a Imabari Shipbuilding investir e formar parceria com a PowerX, que está assumindo o desafio com uma abordagem diferente das atuais indústrias de construção naval e marítima”, disse Yukito Higaki, presidente da Imabari.

Características do Cargueiro de Energia Renovável

Energia, noticias Japão

A embarcação tem como objetivo principal a transportar a energia renovável gerada por parques eólicos localizados no mar até a costa. 

O barco será do tipo trimarã (três cascos) com 100 metros de comprimento e locomoção elétrica, com autonomia para percorrer uma distância de 300 km. No entanto,caso seja necessário, o navio também terá um motor reserva de biodiesel sustentável que permitirá estender a autonomia inicial.

Pretendem finalizar o protótipo do ousado veículo movido a energia renovável até 2025, com a participação de empresas terceirizadas conforme necessário.

Ao contrário de outras embarcações projetadas para transportar petróleo bruto, gás ou carvão, o Power ARK terá 100 baterias capazes de oferecer uma capacidade de 220 mWh MWh de energia renovável gerada pelas usinas offshore. 

Isso, como a PowerX explica, será o suficiente para cobrir as necessidades diárias de energia de 22.000 famílias japonesas em uma única viagem. O trimarã também será equipado com software de navegação autônomo e equipamento de detecção, bem como sistemas anti-colisão para suportar operações autônomas.

Continua após a publicidade..

Power ARK E Mais Projetos Em Desenvolvimento

Energia, noticias Japão

A aliança entre as duas empresas para desenvolver o Power ARK, teve um investimento inicial de 1 bilhão de ienes (cerca de R$ 50 milhões de reais). Pretendem finalizar o protótipo do ousado veículo movido a energia renovável até 2025, com a participação de empresas terceirizadas conforme necessário.

Futuramente, caso o projeto evolua, querem produzir mais embarcações elétricas em grande escala no Japão — de forma automatizada para baratear os custos. A princípio, embarcações de capacidade semelhantes ao protótipo, até modelos com baterias de 5GHw de potência. 

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Alivia Sistema Elétrico Brasileiro em Recordes de Calor

Primeira Bicicleta Elétrica com Conexão 5G e IA Chega ao Mercado

Rad Lança E-bikes com Dispositivo de Segurança Nas Baterias

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.