fbpx
Continua após a publicidade..

Cientistas Conseguem Decompor Plástico Em 24 Horas Através de Enzima Fabricada

Especialistas conseguiram decompor plástico em 24 horas ao criarem a enzima FAST-PETase.
Continua após a publicidade..

É de conhecimento geral que podem levar centenas de anos para se degradar um plástico. Porém, um grupo de cientistas conseguiram decompor plástico em 24 horas ao projetarem uma enzima especial: a FAST-PETase.

Membros da Universidade do Texas na cidade de Austin, engenheiros e cientistas redigiram um artigo de pesquisa (com detalhes da criação) que foi postado na revista científica Nature no último mês.

Como a Enzima Consegue Decompor Plástico em 24 Horas?

Segundo os cientistas que criaram a enzima que consegue decompor plástico em 24 horas, os primeiro testes foram feitos utilizando o plástico PET.

A PETase, enzima que consegue decompor o plástico, já é uma velha conhecida no meio científico. A grande diferença está no método utilizado pelos cientistas para a decomposição em tempo recorde: utilizando inteligência artificial.

A IA permitiu que a enzima gerasse mutações superiores a PETase convencional e tambem previu quais atingiriam o objetivo de “despolimerizar” os resíduos plásticos de forma rápida. 

Por fim, com ajuda computacional, os cientistas souberam distinguir quais seriam as enzimas melhoradas e partiram para o teste prático.

noticias, Reciclagem EUA

Segundo os cientistas que criaram a enzima que consegue decompor plástico em 24 horas, os primeiro testes foram feitos utilizando o plástico PET. Após isso, a inovadora enzima conseguiu decompor 51 embalagens PET, fibras e tecidos de poliéster, a uma temperatura de menos de 50 ºC.

Com o resultado, os cientistas chegaram a conclusão que a matéria-prima resultante pode ser utilizada para a fabricação de novas garrafas, levando-os a vislumbrar uma verdadeira economia circular de plásticos.

O próximo passo para os cientistas que criaram a enzima que consegue decompor plástico em 24 horas, é comercializar o material a preços competitivos no mercado.

“As possibilidades são infinitas em todos os setores para alavancar esse processo de reciclagem de ponta”, lembra Hal Alper, integrante da pesquisa e professor de engenharia química.

Halper ainda explica que, no futuro, ao considerarmos aplicações de limpeza ambiental, precisaremos de uma enzima que possa funcionar no ambiente à temperatura ambiental. “Esse requisito é onde nossa tecnologia tem uma enorme vantagem”, comemora.

Continua após a publicidade..

Comercialização da Enzima Que Consegue Decompor Plástico em 24 Horas?

noticias, Reciclagem EUA

O próximo passo para os cientistas que criaram a enzima que consegue decompor plástico em 24 horas, é comercializar o material a preços competitivos no mercado. Apesar dos desafios, a enzima que consegue decompor plástico em 24 horas tem o potencial de revolucionar os processos de reciclagem em todo o mundo. 

Além disso, ela pode fazer com que grandes indústrias reduzam seu impacto negativo ao meio ambiente, reutilizando suas próprias embalagens plásticas e impedindo a formação de novos microplásticos que intoxicam o oceano.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.