A Sono Motors, uma empresa alemã, está trazendo para o mercado europeu o Sion, o primeiro SUV elétrico equipado com painéis solares. O lançamento está previsto para o meio de 2023 e, desde já, está gerando enorme demanda.
Desde sua criação em Munique, Alemanha, em 2016, a Sono Motors se tornou um líder na mobilidade sustentável. O Sion foi projetado para ser o primeiro SUV acessível do mundo, possibilitando a todos usufruírem do poder do sol para a mobilidade diária, tanto para usuários individuais quanto para empresas.
O Sion tem uma camada externa feita de 456 células solares integradas para proporcionar maior autonomia para a família. Essas células estão dispersas em todo o carro, abrangendo desde os pára-lamas até o teto. Desta forma, é possível viajar com menos recargas, mantendo o carro autossuficiente.
Sua tecnologia solar expande o alcance da bateria para 305 quilômetros, com uma média de 112 quilômetros por semana em condições normais e até 241 quilômetros por semana em situações ideais.
A bateria LFP de 54 kWh do Sion oferece uma capacidade máxima de carregamento de até 75 kW (DC) e 11 kW (AC). O carregamento bidirecional, que alcança até 11 kW, tornará o Sion em uma espécie de “usina de energia” solar, que pode carregar outros dispositivos, veículos elétricos ou transmitir energia para redes públicas e privadas. É possível carregar 85% da bateria em 35 minutos, quando se usa uma estação de carregamento elétrico rápido.
Onde será produzido o SUV elétrico Sion?
Em colaboração com a Valmet Automotive, a Sono Motors se prepara para dar início à fabricação no país da Finlândia no segundo semestre de 2023, estimando-se que cerca de 257 mil unidades do modelo Sion sejam produzidas em sete anos. Atualmente, há 42 mil pedidos para o carro na Europa, e ele também estará disponível nos Estados Unidos.
“Precisamos de um meio de transporte mais limpo e nossa visão fundamental é adicionar energia solar a todos os veículos. A energia solar é a resposta porque permite que os veículos sejam mais independentes da infraestrutura de carregamento, o que é mais conveniente para os consumidores e menos dispendioso para a rede de energia”, disse Laurin Hahn, co-fundador e CEO da Sono Motors.