fbpx
Continua após a publicidade..

Startup Canadense Revoluciona com Arroz Cultivado em Água Salgada

Leia sobre como a startup canadense Alora está revolucionando a agricultura sustentável com o arroz tolerante à salinidade, graças à tecnologia CRISPR. Clique para saber mais!
Continua após a publicidade..

A agricultura sustentável está prestes a entrar em uma nova dimensão – a oceânica. Graças à biotecnologia, podemos estar à beira de um tempo em que os campos de arroz poderiam ser cultivados no mar. Dois biocientistas canadenses, Luke Young e Rory Hornby, estão a frente deste desenvolvimento revolucionário.

A dupla é a força motriz por trás da startup Alora, que através do uso de métodos de engenharia genética, estão desenvolvendo plantas tolerantes à salinidade. O foco de seu trabalho tem sido o arroz. O grão, base alimentar para metade da população global, ou cerca de 3,9 bilhões de pessoas, é particularmente sensível ao sal.

arroz cultivado em agua salgada
newsletter
Horta, noticias Canada
Crédito: PAUL ALEMAN DESIGNS (Forbes)

A ambição dos cientistas não é apenas aumentar a produção agrícola, mas também torná-la mais sustentável. A maior parte das bactérias que causam a emissão de gases de efeito estufa não sobrevive em ambientes salinos.

O avanço da empresa canadense tem sido possível devido ao recurso à tecnologia CRISPR. Esta técnica, que permite a edição de partes específicas da sequência de DNA, rendeu o Prêmio Nobel de Química em 2020 a suas idealizadoras, Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna.

Graças a isso, a Alora conseguiu criar plantas que resistem a concentrações de até 16 gramas de cloreto de sódio por litro de água. Agora, a startup visa desenvolver variantes de arroz ainda mais resistentes, com o objetivo de ter plantas que prosperam em soluções com 28 a 32 gramas, equiparadas à salinidade da água do mar.

Horta, noticias Canada

Os pesquisadores descobriram que o arroz possui genes comuns às espécies halófitas, que são adaptadas à vida salgada. Esses genes, no entanto, estão inativos no arroz, e a equipe da Alora está trabalhando para “ativá-los”.

O atual contexto de mudanças climáticas e população crescente impõe a necessidade desses avanços. As terras cultiváveis ​​estão sendo afetadas pela desertificação e salinização. O nível do mar, devido ao aquecimento global, começa a subir, contaminando os lençóis freáticos e salgando o solo.

Continua após a publicidade..

Enquanto Young e Hornby focam na agricultura oceânica, plantas mais resistentes ao sal também poderiam oferecer uma opção viável para cultivo em terra. Atualmente, a Alora tem um projeto-piloto em Cingapura, cultivando diretamente na superfície do Oceano Índico.

A empresa atraiu atenção de investidores, angariando cerca de US$ 4 milhões desde seu lançamento. Entre os apoiadores estão Toyota Ventures, Sustainable Oceans Alliance e Mistletoe.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Seriam as Árvores de Micro Turbinas Eólicas uma Solução Para Energia em Espaços Urbanos?

JAC Lança o Carro Elétrico e-JS3 para Competir com o Dolphin

O2: A Turbina de Maré Mais Poderosa do Mundo Chega aos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.