As projeções do ONU-Habitat apontam que, até 2050, 68% da população global viverá em áreas urbanas. Este cenário, na esteira do aumento da densidade demográfica, evidencia a iminência de agravamentos na mobilidade urbana já caótica. Neste contexto, designers Bhavya Upadhyay e Devam Jangra propõem uma solução inovadora: o Beam Kick Scooter, um patinete elétrico que se converte em uma mini bicicleta elétrica.
Compacto, versátil e elegante, o Beam é uma aposta para a micromobilidade urbana. Ele surge como uma alternativa que complementa o transporte público, num mercado onde se popularizam os patinetes elétricos e monociclos.
Seu diferencial mais notável reside na adaptabilidade. O patinete, inicialmente projetado para ser usado em pé, pode transformar-se num veículo para ser conduzido sentado, similar a uma scooter elétrica ou bicicleta. Esse recurso, particularmente útil em trajetos longos, traz conforto e estabilidade ao condutor.
Acrescente-se a isso, o Beam é dobrável e, portanto, facilmente transportável, permitindo uma integração de diferentes meios de transporte. Pode ser levado no carro ou em transportes públicos, minimizando problemas como espaço para estacionamento.
Segurança é um elemento chave no design do Beam. Luzes incorporadas aumentam a visibilidade, além de uma câmera, um kit de ferramentas e um kit de primeiros socorros. Adicionalmente, uma tela mostra detalhes da navegação, status dos faróis, e informações em tempo real sobre velocidade, nível de bateria e modo de direção.
Enquanto ainda conceitual, a ideia para o Beam também inclui uma bateria removível. Este projeto futurista tem potencial para inspirar o desenvolvimento de novos modelos de patinetes elétricos, preparando o terreno para a era da micromobilidade.
Embora por enquanto seja apenas um conceito, as reflexões em torno do Beam alimentam o crescente movimento para soluções de mobilidade mais sustentáveis. Nele, o transporte público emerge como uma via de transformação, guiada pela inovação e pela sustentabilidade.
Fonte: Yanko Design