Alho: Origem, Tipos e Como Plantar (+5 Dicas)

Neste artigo vamos falar de um dos mais versáteis e saborosos temperos da culinária. Conheça a origem e descubra como plantar alho em casa. Confira!
alho capa

O alho, cientificamente conhecido como Allium Sativum, da família Liliaceae (a mesma da cebola e da cebolinha). Caracteriza-se por um bulbo arredondado, conhecido como cabeça, composto por 10 a 12 dentes, envoltos por uma casca, que pode ser branca, rosada ou roxa.

Origem do Alho

Há registros da hortaliça com mais de 6 mil anos. Uma das hipóteses é que ela tenha surgido na Ásia Central, na região da Sibéria. Teria sido levado, então, para o Egito por tribos asiáticas nômades. Dali seguiu para o extremo oriente através das rotas do comércio com a Índia. Só depois disso teria chegado à Europa.

No Brasil

Dizem que o alho chegou ao Brasil junto com as caravelas de Cabral. A resistente hortaliça seria parte do magro cardápio consumido pelas tripulações. Mas, uma vez no país, levou cinco séculos para sair do fundo dos quintais, onde era cultivado em pequenas quantidades como tempero e ingrediente de remédios caseiros, para enfim virar uma cultura capaz de gerar riqueza no campo.

Tipos de Alho

Alho Branco ou Alho Roxo? Qual o melhor?

O alho branco tende a ter um perfume e um sabor muito poderoso. Muitas vezes, o alho branco tem mais dentes que o alho roxo. O alho roxo tem menos dentes, mas geralmente são maiores. Ele possui um odor e um sabor mais leve.

Alho granulado

Tem uma consistência bem parecida com a farinha de milho, sabe? É muito boa para misturar em receitas salgadas, cozidos, molhos, saladas de macarrão e sopas. Outro detalhe é a concentração deste alho: cada meia colher de chá, seria um dente de alho. Ou seja, não precisa colocar muito que já deixa a comida saborosa! O alho granulado fica bem preservado por uns 20 dias depois de aberto

Alho em pasta: 

Esse é o melhor jeito de conservar os nutrientes do alho, viu? Isso porque ele é apenas cortado e misturado com alicina, que também é ótimo para combater doenças do coração, além de deixar o tempero molhadinho.

O alho em pasta é um dos mais versáteis, pois serve para refogados; para passar em cima de pães e torradas; e fica uma delícia em molho para carnes, frangos e peixes. Também arrasa na durabilidade, já que depois de abrir a embalagem é só colocar na geladeira e usar em até 45 dias! Esse alho em pasta traz ainda minerais como o cálcio e a vitamina C

 Alho frito crocante: 

É um dos queridinhos para salpicar em cima de comidas prontas, como o cachorro quente, macarrão com queijo, churrasco, pizzas e sanduíches, frango a passarinho, assados e peixes, viu? E desse jeito o alho também se conserva bastante, entre 30 e 45 dias em lugar fresco e arejado. O alho frito age melhor como antioxidante se comparar aos outros tipos

Alho em lâminas: 

É ideal para quem não gosta de mastigar o alho, viu? Ele derrete muito rápido na panela quente, e fica bem gostoso em legumes no vapor, temperos para caldos e refogados. Esse alho em lâminas fica ótimo por até 20 dias depois de aberto

Alho Negro

O alho negro é um vegetal obtido a partir do alho fresco, o qual é sujeito a um processo de fermentação sob uma temperatura e umidade controladas para que determinadas reações químicas ocorram, incluindo a reação que garante a sua cor característica, além de também em alguns casos ser fermentado com leveduras para melhorar as suas propriedades. Esse processo modifica a sua cor, consistência e composição.

Como Plantar Alho em Casa

Caso você não disponha de quintais ou terraços em casa saiba que é possível cultivar alho em vasos. Caso você não queira investir na compra de vasos de plantas e jardineiras, pode optar por reutilizar garrafas pet que até então seriam jogadas na lixeira.

Época do ano para plantar

Apesar do alho ser uma planta com grandes variedades e fortemente adaptável, plantações onde o clima é demasiadamente úmido podem ser uma grande desvantagem, pois dificulta que o alho seque no período desejável e também faz prolongar o período de maturação. A recomendação é que o alho seja plantado no começo do outono, mas esse fator pode mudar de acordo com a situação de cada produtor.

A temperatura ideal deve ser de 10°C a 15°C, pois o alho, mesmo necessitando da incidência direta e constante do sol, se adapta melhor em climas mais frios e com baixa umidade do ar. As sementes, ou até mesmo os dentes de alho, devem ficar refrigerados por um período de dois meses antes de qualquer tentativa de plantio. A temperatura e o clima são fatores importantes para o antes, o durante e o depois no processo de cultivo do alho.

Irrigação 

A irrigação na plantação de alho segue um processo gradual. Primeiro, deve ser intensa e constante, para que o alho tenha um bom desenvolvimento nos estágios de crescimento inicial. Em seguida, a água deve ser retirada pouco a pouco até que, aproximadamente 20 dias antes da colheita, seja retirada por completo.

Solo

O alho é um alimento que suporta uma grande variação de pH do solo, podendo continuar bem estruturado num solo com pH 5,5 ou até mesmo 8,3, no entanto, o ideal para que o produto cresça saudável é o pH entre 6 e 6,5. Também é preciso controlar a qualidade do solo, pois o alho necessita de boas fontes de nutrientes.

Um solo ideal deve ser rico em matéria orgânica, leve e com uma boa capacidade de drenagem para não acumular água, para isso, deve ser feita a adubação orgânica da forma correta. O solo precisa estar bem irrigado somente nos primeiros estágios da produção, em seguida é iniciado o processo de diminuição da oferta de água.

Colheita

A colheita do alho pode variar entre 3 e 9 meses, dependendo da variedade e das condições climáticas. Antes de começar seu cultivo, pesquise o tempo ideal de colheita da variedade escolhida. Planeje a data de sua colheita e retire a irrigação aproximadamente 20 dias antes do tempo calculado. A colheita deve ser feita quando a maior parte das folhas começarem a ficar secas e amareladas. Nesse estágio é preciso retirar as cabeças de alho e deixá-las em um ambiente quente para que o alho seque por completo.

Durante 30 dias é preciso que o alho colhido receba a luz solar constantemente e seque de forma natural. Em seguida, deixe-o descansando por um período de 20 a 50 dias na sombra. Esse processo faz com que o alho seque naturalmente, evaporando toda a umidade e mantendo o sabor tão característico dessa especiaria.

Passo a passo

  1. Com o vaso em mãos, acrescente primeiramente uma pequena quantidade de brita para jardim no seu interior, formando assim uma camada drenante por onde a água passará;
  2. Com a ajuda de uma pá, coloque o substrato com nutrientes, com recuo de aproximadamente 5cm do topo do vaso;
  3. Faça alguns buracos no substrato (com 2 ou 2,5 centímetros de profundidade);
  4. Coloque um dente de alho em cada buraco;
  5. Cubra totalmente o buraco com mais substrato;
  6. Posicione o vaso em uma área com abundância de luz solar direta;
  7. Por fim, regue (a irrigação deve ocorrer a cada 10 -15 dias ou quando o solo estiver seco).

5 Dicas

1. Como Comprar: As cabeças de alho devem ser redondas, firmes, cheias, e com a parte exterior intacta e sem manchas. Os dentes devem ser firmes, graúdos e unidos. Evite comprar cabeças de alho cujos dentes estejam soltos, moles e murchos.

2. Como armazenar: Embora sejam decorativas e bonitas, as réstias de alho não devem permanecer por muito tempo penduradas na cozinha, pois correm o risco de secar sobrando apenas cascas. Guarde o alho em lugar fresco, seco e levemente arejado. Se for mantido em lugares úmidos e quentes, vai mofar rapidamente e murchar. Uma boa maneira de armazenar uma cabeça de alho inteira é colocá-la em um recipiente de cerâmica com orifícios para a ventilação. Desde que tomados os devidos cuidados na compra, é possível armazená-lo por até um mês.

3. Como utilizar: O aroma do alho é um dos mais excitantes da cozinha, mas se for cozinhado de forma errada, pode estragar um prato. O erro mais comum é cozinhar o alho em fogo alto, pois ele queima rapidamente e seu gosto torna-se amargo. Para dar um sabor mais suave nas preparações que irão ao forno, corte um dente de alho ao meio e esfregue na parte interna da assadeira.

4. Para não ficar com cheiro de alho: Para evitar que o cheiro de alho fique nas mãos, algumas pessoas esfregam elas no sal, no limão ou na salsa. Dizem que esfregar as mãos nas costas de uma colher de metal também adianta, mas existe um utensílio de metal, à venda em mercados, que promete tirar o cheiro de alho das mãos e parece funcionar. Também, existem sabonetes que ajudam a tirar o cheiro.

Como plantar alho a partir de um dente?

Armazene os dentes de alho (se preferir, divida os dentes ao meio) e umedeça. Há quem prefira usar toda a cabeça de alho nesta etapa e deixar a parte inferior umedecida sobre um copo de água. Espere de três dias a uma semana, até que os dentes de alho comecem a brotar.

Como saber se o alho está bom?

Observe a cor dos dentes. Cor clara indica alho jovem. Coloração amarelada e película começando a enrugar são sinais de que vai estragar logo.

Como saber se o alho é nacional?

Aparência externa: por fora, o alho brasileiro possui a túnica branca ou roxa. O chinês tem a túnica com variedades de branco a violeta. 

Aparência interna: a casca do dente é roxa. O alho chinês tem a casca do dente de cor marrom ou castanho.