Hortelã: Para Que Serve, Como Usar e Como Plantar

Neste artigo vamos te mostrar os para que serve e como plantar hortelã. Além de exemplos de como usar essa poderosa erva. Confira!

A hortelã é uma planta bem diversificada, sua principal característica é o sabor refrescante. Utilizado para compor pratos refrescantes como saladas e coquetéis como o Mojito, na culinária se usa muito também no quibe, 

Já uma das propriedades médicas mais conhecidas e utilizadas é para o alívio de congestão nasal e para o alívio de tosses em quadros de gripes e resfriados. 

Além do uso nas receitas, tradicionalmente a hortelã é muito usada em chás. Na indústria alimentícia seu principal uso é em chicletes e balas. 

O cultivo da hortelã é bem simples, só precisa de bastante água, dias ensolarados para que cresça em abundância.

Para que serve?

A hortelã é uma planta que pode ser utilizada tanto como tempero como para fins medicinais. Excelente para problemas estomacais, mas deve ser evitado em caso de hérnia de hiato, gestantes, lactantes e menores de 5 anos. Já que a planta tem o mentol pode causar asfixia e falta de ar.

Na indústria alimentícia ele é muito usado me balas e chicletes, atualmente existem mais de 25 espécies de hortelã, a diferença entre elas, está nas folhas, caules, coloração, sabor e odor.

Tabela Nutricional

Hortelã Fresca

Hortelã Desidratada

Porção de28g
Valor energético80kcal6%
Carboidratos0g0%
Proteínas0g0%
Gorduras totais0g0%
Gorduras Saturadas0g0%
Gorduras trans0g**
Fibra alimentar0g0%
Sódio0g0%

Quais são os benefícios da Hortelã?

A hortelã pode ter vários benefícios para saúde, já que ela é rica em vitaminas A, C, B6, E, K, também tem ácido fólico e riboflaviana. Ele pode ser ingerido ou inalado, de qualquer maneira ele tem ações antifúngicas, antibacteriana e anti-inflamatória.

Ele pode melhorar várias ações cognitivas como resolução de problemas, raciocínio, julgamentos, atenção, memória e formação de conceitos.

Melhora a digestão, já que relaxa os músculos estomacais, melhora o fluxo da bile, alivia a síndrome do intestino irritado tratando a dor. 

O aroma da hortelã ajuda a abrir as vias respiratórias, facilitando a respiração, ela também alivia sintomas de gripes e resfriados, graças a ação descongestionante. Também é excelente expectorante, diminui a tosse e dor de garganta.

Graças a sua ação anti-inflamatória e antipruriginosa ele também melhora coceira na pele, aplicando sobre a pele ele pode acalmar a urticária.

Para o hálito, ele combate as bactérias que causam as cáries, ela também alivia dores musculares, dores de cabeça e de estômago. É um excelente relaxante muscular, alivia náuseas e também previne o câncer.

Quais são as maneiras de usar a hortelã?

Ela pode ser usada em várias apresentações chá, folhas secas ou verdes, óleo essencial, cápsulas e cosméticos.

O Chá, para fazer o chá de hortelã, coloque 3 col de sopa de folhas de hortelã em 250 ml de água fervente. Abafe por 5 minutos, coa e beba. O consumo pode ser de 2 a 4 vezes ao dia.

As folhas secas ou verdes, no caso das folhas elas podem ser usadas para chá e temperos. Como tempero ela pode ser usada em saladas, ele combina com leguminosas, abobrinha, salada de frutas, carne, kibes e batidas.

Óleo essencial muito usado para massagens relaxantes e na aromaterapia para aliviar dores musculares, desobstruir vias respiratórias, aliviar alergias e melhorar a concentração.

As cápsulas de hortelã têm maior concentração do produto, excelente para tratar problemas digestivos. 

Nos cosméticos seu principal uso é como antisséptico para pele e como um excelente revigorante.

Como Fazer Chá de Hortelã?

Separe uma colher de sopa de folhas de hortelã. Coloque uma xícara de água para ferver. Quando estiver fervendo, coloque a hortelã e tampe. Deixe em infusão entre cinco e dez minutos, coe e beba. O melhor horário para consumir este chá é durante a digestão.

Hortelã-pimenta

Ainda que as plantas pertençam ao mesmo gênero (Mentha), são duas espécies diferentes. Portanto, para simplificar, o melhor é experimentar, já que o sabor muda.

Enquanto a hortelã é mais forte e ardida, com folhas estreitas e pontiagudas, a menta é suave e tem folhas mais alargadas.

Pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados e feiras livres, e pode ser comprada na forma natural ou sob a forma de sachês para fazer chás ou infusões, ou na forma de cápsulas ou de óleos essenciais.

Como cultivar a hortelã?

De cultivo fácil a hortelã pode ser cultivada em pequenos espaços, vasos ou em jardineiras, muitas pessoas a utilizam para decorar ambientes. Ela ainda pode ser plantada com outras plantas para ajuda a espantar insetos com os pulgões e besouros. Plantas aromáticas podem ter seu perfume intensificado quando plantada junto com a hortelã.

O desenvolvimento da hortelã é muito rápido por isso, é necessário realizar o desbaste para controlar o crescimento da planta. Ela é uma planta rasteira que chegou ao Brasil trazida pelos japoneses, mas a maior parte das espécies veio da Europa.

As espécies mais comuns de serem encontrada são a hortelã é a Mentha Spicata ou hortelã-das-hortas e a Mentha Crispa, ou hortelã-pimenta. A sua escolha dependerá da sua finalidade de uso, a hortelã-pimenta tem o sabor mais acentuado e seu uso é indicado para chás e como medicamento.  Já a hortelã-das-hortas pode ser utilizada como temperos e como chá. 

A plantação pode ocorrer por sementes ou por meio de mudas.  As sementes podem ser encontradas em casas agropecuárias, as mudas são encontradas facilmente.  No caso do plantio da muda, coloque o galho em um copo de água até o surgimento de novas raízes, plante no início da primavera ou estação de chuvas.

Ambiente e luminosidade

A planta gosta de lugares mais ensolarados, por isso, se for plantar em vaso a coloque em locais que tenha luz direta, de preferência no período da manhã.

Se possível posicione o plantio para o leste, para garantir luz solar, ele não suporta frio extremo, prefere um clima mais ameno e temperado.  Se for um ambiente que venta muito, procure proteger a planta do excesso de vento.

Solo

Se você for plantar em canteiros, o solo precisar ser fértil, com bastante matéria orgânica e de preferencialmente em um local definitivo.

Se for plantar em vaso, ele precisa ter furos no fundo. para certificar que tenha a drenagem ideal.

Adubação

A melhor adubação é esterco de gado e deve ser aplicado antes do plantio. Para adubos de aves a quantidade deve ser menor. Faça adubações mensais e na fase de crescimento, caso perceba folhas amarelas ou estagnação aumente a adubação.

Espaçamento

Para plantar a hortelã as medidas ideias de espaçamento são, 0,4 metro entre as fileiras e 0,2 metro entre as plantas. Lembrando que esse é o espaçamento para um bom espaçamento entre um plantio de grande quantidade.

Irrigação

Ela precisa de irrigação ao menos duas vezes durante o dia, quanto mais água mais ela se desenvolve. De preferência no período da manhã ou no final do dia, em dias quentes mantenha o solo úmido.

Colheita

Após quarenta dias do plantio ela já pode ser colhida e sua produção dura o ano todo, corte acima de 5 centímetros do solo, o replantio deve acontecer a cada 5 ou 6 anos.

Artigo
Título
Hortelã: Para Que Serve, Como Usar e Como Plantar
Resumo
Neste artigo vamos te mostrar os para que serve e como plantar hortelã. Além de exemplos de como usar essa poderosa erva. Confira!
Author
Publisher Name
Portal Ekko Green
Publisher Logo