fbpx

Árvores Solares Garantem Energia Limpa e Gratuita Nos Parques De São Paulo

Um projeto da Enel (Concessionária de Energia Elétrica) em parceria com o Governo do Estado vem garantindo energia limpa e gratuita nos parques estaduais públicos de São Paulo: as árvores solares.

Através da instalação dessas “árvores”, a energia solar é capturada e convertida em elétrica, possibilitando que frequentadores dos locais recarreguem seus celulares, tablets, bicicletas elétricas e demais dispositivos de forma sustentável, inclusive, já foram instaladas 13 árvores na cidade.

O investimento da Enel chega a R$560 mil, inclusive, atende aos compromissos propostos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Funcionamento das árvores solares

As árvores solares contam com cinco saídas USB, favorecendo ainda mais a usabilidade dos dispositivos pelos transeuntes dos parques.

De acordo com a Enel, as árvores solares captam a energia solar, por meio de filmes fotovoltaicos instituídos na sua superfície. São esses painéis que convertem a luz do sol em energia elétrica.

Elas ainda possuem design semelhante a uma árvore natural com tronco, galhos e folhas. Além disso, chegam a 3 metros de altura e quase 4 metros de largura.

A estrutura ainda conta com cinco saídas USB, favorecendo ainda mais a usabilidade dos dispositivos pelos transeuntes dos parques.

Já a capacidade desses equipamentos permite que seja realizada uma geração independente e sustentável de energia.

Parques beneficiados pelo projeto

Em breve, mais árvores solares serão instaladas.

Dentre os parques públicos beneficiados pelo projeto da Enel, os paulistanos podem aproveitar da energia limpa e gratuita das árvores solares nos:

  •  Parque Villa-Lobos (Zona Oeste)
  • Parque Cândido Portinari (Alto de Pinheiros)

Em breve, mais árvores solares serão instaladas nos seguintes parques:

  • Parque Belém (Zona Leste)
  • Parque Juventude (Zona Oeste)
  • Parque Gabriel Chucre (Carapicuíba)
  • Parque Jequitibá (Cotia)
  •  Parque Ecológico do Embu-Guaçu (Embu-Guaçu)

Também foram colocadas árvores solares no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC), no município de São Bernardo do Campo.

A instalação desses equipamentos está sendo financiada pelo Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Ainda de acordo com a Enel, o principal objetivo desse projeto é promover a eficiência energética e o uso racional dos recursos energéticos por todo o país.

Mais árvores solares pelo país

Energia Solar, noticias são paulo

Além de São Paulo, é possível encontrar árvores solares da Enel em outros estados como na Universidade da Integração Internacional da lusofonia afro-brasileira no Ceará e nos Institutos Federais e Universidade Federal de Goiás.

Veja mais sobre a árvore solar do IFG em Goiânia:

Voltz Lança Primeiro Triciclo Elétrico De Produção 100% Brasileira

Trem Turístico Movido a Energia Solar Ligará Argentina a Machu Picchu

Startup Americana Cria Casa Auto-Suficiente Modular Que Não Usa Combustíveis Fósseis