fbpx
Continua após a publicidade..

Australianos Constroem Casa Autossuficiente que Produz Comida e Água

A casa autossuficiente contou com um time de peso para sua construção, em um design que mistura qualidade e sustentabilidade.
Continua após a publicidade..

Muito esforço e dinheiro são gastos na transição de uma casa antiga para uma propriedade mais sustentável, mas isso não impediu que um casal australiano fizesse isso de maneira extravagante, porém, sustentável: desenvolver uma maneira melhor de gerar energia, cultivar produtos e usar a água na forma de uma casa autossuficiente, localizada nos subúrbios de Sydney.

Iniciando o Projeto da Casa Autossuficiente

arquitetura sustentável
Divulgação/CplusC Architectural

Geoff Carroll e Julie Young, proprietários de uma antiga casa dos anos 80, abordaram Clinton Cole do escritório de arquitetura CplusC com a ideia de tornar sua propriedade mais ecológica

“Queríamos garantir que nossa casa fosse projetada e construída de acordo com nossos valores”, explica Geoff Carroll ao portal Architecture Now. Além do escritório de arquitetura, ambos tinham experiência profissional com a Kinesis, uma empresa australiana que fornece soluções sustentáveis, analisando fatores como o impacto da energia solar e as estratégias de gestão da água da chuva no desempenho ambiental de uma casa.

Coletivamente, eles formaram uma espécie de time dos sonhos, com Cole usando seu alto nível de design e habilidade juntamente com a experiência profissional que o casal de clientes possuía em relação à práticas sustentáveis.

Projetando a Casa Autossuficiente

casa autosuficiente
Divulgação/CplusC Architectural

Primeiramente, decidiram por demolir a casa original, melhorando significativamente o desempenho térmico do edifício e introduzindo locais espaçosos ao ar livre, que pudesse integrar com sucesso uma série de iniciativas de sustentabilidade, incluindo: um armazenamento subterrâneo de água em tanque, um sistema de água quente solar em tubo de vidro evacuado e um sistema de geração de energia fotovoltaica de 5Kw.

Outro objetivo principal do projeto era garantir que cada nova zona ou espaço da casa fosse projetado com uma funcionalidade multiuso e, claro, sustentável. “Queríamos poder usar cada espaço todos os dias”, explica Geoff. O jardim da frente com mudas de Bambu Chorão do Himalaia, suaviza o exterior da casa, fornecendo privacidade para a escada circular e área de estar. 

varanda sustentável
Divulgação/CplusC Architectural

Carroll conta que o pátio traseiro foi inspirado pelo interesse do casal na permacultura: além de render a maior parte da comida da família, o lixo orgânico produzido é usado para alimentar as galinhas e a fazenda de minhocas, que produzem fertilizantes para o jardim, fechando o ciclo de forma eficaz. 

cozinha sustentável
Divulgação/CplusC Architectural

O local também serve como um ponto de coleta de água: uma corrente de chuva que passa pelas calhas a caminho de um tcontrapeso em um tanque que armazena a água da chuva, que é usada na lavanderia, nos banheiros e no jardim, onde é armazenada para uso na lavanderia, banheiro e sistema de irrigação.

Além disso, um sistema não-elétrico aquece a água usada na residência, e um conjunto de placas de captação de luz solar produz mais energia do que o casal costuma gastar por mês. Geoff se diz satisfeito com o lar, e garante que cuidar de tudo dá menos trabalho do que se pode imaginar: “Um sistema bem planejado praticamente cuida de si mesmo”.

Cole afirma que a combinação de todos os elementos significou que a casa autossuficiente superou o desejo dos clientes por uma um lugar sustentável.
Cole afirma que a combinação de todos os elementos significou que a casa autossuficiente superou o desejo dos clientes por uma um lugar sustentável. (Divulgação/CplusC Architectural)
sala sustentável
Divulgação/CplusC Architectural

Por lá, uma mini lagoa cheia de peixes garante que o ecossistema do jardim vertical esteja sempre em ordem. “Similarmente, os peixes depositam nitrogênio em nosso tanque, que alimenta as bactérias nas contas de argila do jardim vertical, que por sua vez alimentam as plantas, que filtram a água em um ciclo contínuo ”, acrescenta Carroll. 

Continua após a publicidade..
Na casa autossuficiente, comida, energia e água são produzidos de forma autônoma.
Na casa autossuficiente, comida, energia e água são produzidos de forma autônoma. (Divulgação/CplusC Architectural)

Geoff conta que ele e Julie costumam passar 10 minutos por dia cuidando das galinhas e dos peixes, e cerca de uma hora por semana acertando detalhes na horta e colhendo os alimentos frescos e prontos para consumo. O excedente de alimentos são compartilhados com seus vizinhos que tratam de inspirá-los a integrar algumas dessas iniciativas em suas próprias vidas. 

O Resultado do Projeto da Casa Autossuficiente

quarto sustentável
Divulgação/CplusC Architectural

A empresa de arquitetura explica que o design respondeu com sucesso às necessidades e comportamentos do cliente, além de considerar as especificidades do local e as implicações do clima de Sydney.

“Em última análise, a combinação de todos os elementos significou que a casa superou o desejo dos clientes por uma casa sustentável”, resume Cole. É uma abordagem louvável para a sustentabilidade autêntica, onde o design e a tecnologia foram aproveitados para gerar um resultado ambiental e social em níveis elevados.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

Conheça o Ar Condicionado que Funciona Apenas com Energia Solar

Turbinas Eólicas de Eixo Vertical Que Resistem a Furacões

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.