Batata: Tipos, Benefícios e Como Plantar (+7 Dicas)

Você sabe a diferença entre as batatas? Neste artigo vamos te mostrar os diferentes tipos, benefícios para saúde e dicas valiosas de como plantar batatas em casa. Confira!
batata capa

A batata é um ingrediente que raramente falta nas refeições do brasileiro, seja em forma de purê, de salada, frita, cozida, assada, a batata é muito consumida. Mas você sabe o que é uma batata? Quais são seus benefícios? Tipos e o melhor como plantar sua batata em casa? Fica tranquilo que vamos te explicar em detalhes! 

Origem

Para quem não sabe, a batata não é considerada um legume e sim um tubérculo (todo alimento que cresce embaixo da terra). Entre os principais tubérculos podemos citar o inhame, mandioca, nabo, beterraba e a cenoura. 

Rica em amido e em carboidrato, a batata tem origem na Cordilheira dos Andes, mais especificamente na região do Lago Titicaca, entre o Peru e a Bolívia. Ela se espalhou pelo mundo graças aos colonizadores espanhóis, por volta do século XVI.

Consumir batata é bom para saúde?

Apesar de não se falar muito dos benefícios da batata, ela pode ser extremamente benéfica para saúde e para a pele! Confira alguns dos benefícios da batata para saúde:

Melhora as funções cerebrais

Rica em ferro e cobre, consumir batata melhora as atividades cerebrais, ela também possui potássio, manganês, vitaminas do complexo B e vitamina C. Os níveis elevados de carboidratos na batata, contribui para melhorar os níveis de glicose no sangue. A glicose é responsável por aumentar os níveis de energia no organismo e ainda contribui para o aprendizado e a memória. 

Reduz pressão arterial

O potássio presente na batata ajuda na redução da pressão arterial, ele atua como um vasodilatador. Melhorando os vasos sanguíneos, isso permite que o cérebro receba mais sangue e tenha um melhor funcionamento, ele também ajuda o coração a ter um ritmo melhor. Evitando doenças como o infarto e o AVC, as fibras presentes na batata, reduz o colesterol ruim.

Te deixa mais calmo

Sim, a batata tem uma substância chamada de Ácido Gama-Aminobutírico ou GABA, essa substância atua como um redutor de estresse e contribui para um sono mais tranquilo.

Ossos fortes

Com uma grande quantidade de fósforo, ferro, magnésio, cálcio e zinco, por isso, ela melhora a saúde dos ossos. Em homens e mulheres ela contribui para evitar a osteoporose. O zinco presente na batata, melhora a produção do colágeno, aumentando a força e a sustentação óssea.

Batata: melhora TPM e diabetes

O amido presente na batata melhora a resistência à insulina, controlando o açúcar no sangue. Mulheres que sofrem de TPM podem se beneficiar com o consumo da batata, o carboidrato da batata ajuda a elevar os níveis de uma substância chamada de triptofano. Essa substância aumenta também a serotonina, que é o hormônio do bom humor, aliviando os sintomas e inclusive a ansiedade nesse período.

Tipos de Batata

Hoje em dia a batata é o quarto alimento mais consumido no mundo! Atualmente existe uma grande variedade de batatas, as principais são: Ágata, Russet, Bonotte, Jeresey Royal, Spunta, Inglesa e Baraka. Essas são as batatas brancas.  Desirée, Roalinda e Asterix são batatas da casca rosa, já as Blue Swede e a Vitelotte são batatas roxas ou um tom de azul bem intenso.

Batata-inglesa

Essa é aquela que todo mundo conhece. Curiosamente é chamada de monalisa ou ágata. O formato é oval, alongado e com polpa e casca clara. 

É uma batata de usos diversos, mas tem teor baixo de amido e é melhor usar para cozinhar ou fazer purês. Também fica ótima assada ou acompanhando um clássico bacalhau.

Yacon

Um pouco menos conhecida, mas ainda bastante apreciada por quem procura uma batata com menos teor calórico. 

A batata yacon é muito utilizada no Japão para produzir macarrão e massas no geral. Por aqui, geralmente se come crua nas saladas! Por dentro é quase laranja e por fora tem a casca mais escura.

Batata Doce

Ela é roxinha por fora e tem um miolo branco por dentro, é rica em carboidratos e tem o dobro de fibras de uma batata normal.

A famosa combinação do “frango com batata doce” costuma ser uma ótima opção, já que ela é digerida rapidamente e não vira glicose instantaneamente, como as outras batatas. Possui vitamina A, C e algumas B. Além de sua ação antiinflamatória e antioxidante.

Batata Baroa

É a famosa (e deliciosa) mandioquinha. Possui fósforo, vitamina A, B e C, além de ser ótima para digestão e ter poderes antiinflamatórios. 

Seu amido é facilmente digerido, por isso é indicada na alimentação de crianças. Ótima para ser consumida cozida, em sopas ou no famoso purê de mandioquinha.

Como cultivar a batata em casa?

Você não vai precisar de muito espaço para plantar suas próprias batatas. Com poucos metros quadrados, alguns vasos e paciência, você terá garantia de uma alimentação saudável! 

Em Vaso ou no Balde

Acredite ou não, mas com esse método você poderá colher toneladas de batatas plantadas apenas com um vaso ou balde.

Fonte da Foto: www.telegraph.co.uk

Sementes de batata

Para plantar as batatas você não precisa comprar sementes ou mudas, basta escolher uma batata na sua dispensa e plantar! Isso mesmo, escolha uma batata saudável e deixe na gaveta da geladeira por um tempo, logo os brotos surgiram. Quanto tiverem com uns 2 cm é a hora de plantar sua semente de batata!

Se na mesma batata tiver vários brotos, corte as batatas em pedaços menores e deixar as partes com apenas um ou dois brotos. Depois desse corte deixe os pedaços na sombra para secar e cicatrizar, leva em média de dois dias, após isso pode plantar.

Preparando o solo para plantar a batata

Você pode plantar a batata em canteiros ou vasos, o vaso precisa ser grande, para que a batata tenha espaço, suas folhagens podem crescer até 100 centímetros.

Prepare o solo com matéria orgânica, fertilizante NPK 40-14-08, esterco de boi, húmus de minhoca, cinzas, etc. No vaso faça uma base de pedras para garantir uma boa drenagem da água.

Plante a batata com os brotos para cima, cubra com substrato só até a metade dos vasos, após 30 dias complete com mais substrato. Na terra faça canteiros e faça uma leira de terra para plantar a batata, essa leira deve ter cerca de 25 cm de altura. As batatas começam a se formar depois de 30 dias do plantio.

Cuidando da Batata Luz e água

Para um bom crescimento a batata precisa de luz diária e temperaturas entre 18ºC e 22ºC. A melhor época para o plantio é os meses mais frescos como outono e primavera. A rega deve ser boa, nada de exageros, o solo deve ficar levemente úmido e nunca encharcado.  

Pragas e doenças da batata

Infelizmente a batata é atacada por várias pragas, para tentar reduzir alguns controles podem ser feitos manualmente, como a retirada de lagartas. Mas para outros tipos de doenças procure utilizar fertilizantes e inseticidas caseiros. Mantenha sempre uma terra com bastante matéria orgânica e com a nutrição adequada ajuda no controle.

A colheita da batata

A colheita da batata deve demorar em torno de 14 a 16 semanas para amadurecer, nesse mesmo período as flores se abrem. Quando as folhagens começam a secar e a ficar amarelas esse é o momento da colheita

As pessoas também perguntam

Que tipo de alimento é a batata?

A batata é um alimento basicamente energético; porém, é também rico em proteínas e importante fonte de sais minerais.

Como ter Batata o ano inteiro?

Plantar batata em saco plástico é a maneira mais fácil de ter batatas frescas e orgânicas o ano inteiro mesmo se você vive num pequeno apartamento.

Quanto tempo demora para colher a batata?

Em condições ideais de cultivo, a colheita pode se iniciar aos 90 dias, mas em geral, a colheita ocorre entre 120 e 150 dias.