fbpx
Continua após a publicidade..

Bitucas De Cigarro Se Tornam Porta-Copos em Projeto Mineiro

As bitucas de cigarro acabam voltando para os principais locais de consumo, como bares e restaurantes, de forma sustentável
Continua após a publicidade..

Sem destino adequado para descarte ou método de reciclagem popular, as bitucas de cigarro acabam indo parar no lixo convencional, inclusive, muitas vezes chegando até os oceanos.

De acordo com a Ocean Conservancy, ao longo de 32 anos de trabalho, mais de 60 milhões destes resíduos tóxicos foram coletados nos mares, inclusive, muitas vezes acabam sendo confundidos como alimentos por aves e tartarugas marinhas.

A fim de solucionar este problema e garantir uma destinação correta a este lixo tóxico extremamente comum no Brasil, já que o país é o maior consumidor de cigarro da América Latina; a bióloga mineira Bárbara Sales inovou com um sistema de reciclagem das bitucas.

O processo de reciclagem das bitucas de cigarro é extremamente simples e prático, podendo ser desenvolvido em grande escala sem muitos gastos.

Neste sistema, Bárbara, formada pelo Centro Universitário Newton Paiva, garante que as bitucas se transformem em porta-copos, voltando muito vezes para seu principal local de consumo, os bares.

A bióloga acredita que dessa forma, os fumantes poderão reconhecer a importância de destinar esses resíduos tóxicos de maneira adequada, já que os porta-copos de bituca de cigarro estarão ali, de volta aos bares para lembrá-los desta necessidade.

Além disso, todo o processo de reciclagem das bitucas de cigarro é extremamente simples e prático, podendo ser desenvolvido em grande escala sem muitos gastos.

A reciclagem das bitucas de cigarro

O primeiro passo para transformar as bitucas de cigarro em porta-copos, segundo o projeto da bióloga, é garantir a coleta estratégica.

O primeiro passo para transformar as bitucas de cigarro em porta-copos, segundo o projeto da bióloga, é garantir a coleta estratégica.

Para isso, Bárbara distribuiu coletores em bares e estabelecimentos com áreas para fumantes. No início do projeto, a coleta também foi realizada de forma manual.

Continua após a publicidade..

A próxima etapa consiste na higienização dos resíduos tóxicos, que é feita com auxílio de componentes químicos. As bitucas ficam submersas nesses produtos, durante um período de sete dias, logo após são cozidas a 200 graus até a consistência se tornar pastosa.

O último passo desta transformação sustentável compreende na divisão dessa massa nos moldes de porta-copos. Além do porta-copos, há a possibilidade de criar outros produtos advindos desse papelão das bitucas.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Residencial no Brasil Atinge Níveis de Produção Comparáveis aos de Itaipu

Empresa Árabe Pretende Investir US$ 13,5 Bilhões em Biocombustíveis no Brasil

Primeira Estação de Hidrogênio para Caminhões do Mundo Abre nos EUA

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.