Bolhas de Sabão são Alternativa para Polinização das Flores

Professor no Japão cria método que utiliza bolhas de sabão para polinização de plantas, com aproximadamente 95% delas dando frutos

Bolhas de sabão que transportam pólen até as flores podem ser uma opção alternativa – e mais delicada que outros métodos, para fertilizar plantas, uma vez que as populações de abelhas estão diminuindo.

O professor e pesquisador Eijiro Miyako, do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia do Japão, e seus colegas cientistas, desenvolveram a técnica para polinizar um pomar de peras e deu muito certo. “Eu pulei de alegria”, ele conta. 

Quem criou o projeto?

Os pesquisadores testaram suas bolhas para polinização das flores em lírios, azaleias e campânulas. (Divulgação/Eijiro Miyako)

Há anos, Miyako trabalha em com robôs polinizadores, mas nunca esteve satisfeito porque os drones acabavam causando danos às flores.

“Parece fantasia, mas a bolha de sabão permite uma polinização eficaz e garante que a qualidade das frutas seja a mesma da polinização convencional das mãos”, disse Miyako à AFP.

De acordo com o estudo publicado na revista iScience, Miyako e o co-autor Xi Yang primeiro usaram microscópios para confirmar se as bolhas de sabão podiam transportar grãos de pólen. 

A equipe de pesquisadores então misturou grãos de pólen da fruta com uma solução de sabão contendo nutrientes. Em seguida, encheram uma pistola de bolhas com a mistura e realizaram a pulverização no pomar de peras. Cada flor chegou a ser atingida por cerca de duas a dez bolhas. 

Semelhante à polinização manual

Reprodução/Pixabay

Para descobrir a taxa de sucesso, a equipe contabilizou o número de flores que deram frutos. 

Os pesquisadores concluíram que a polinização através do novo método teve uma taxa de sucesso semelhante à polinização manual das plantas, com aproximadamente 95% das flores dando frutos nos dois casos. 

Utilizar as bolhas de sabão dá menos trabalho que polinizar manualmente todas as flores, segundo Miyako. Ele também afirma que as bolhas são mais suaves e, portanto, menos propensas a danificar as flores delicadas. 

Miyako diz que a ideia lhe ocorreu pela primeira vez quando brincava com bolhas de sabão no parque. “Uma bolha acertou o rosto do meu filho e estourou delicadamente”, narra.

Mais testes

Cerca de 90% das plantas dependem de insetos para a polinização, porém, suas populações estão caindo devido às mudanças climáticas. (Reprodução/Pixabay)

Os pesquisadores também testaram a técnica de polinização através das bolhas de sabão com outras plantas em menor escala, no laboratório. Desta vez, eles tentaram polinizar plantas de lírio, azaléia e campânulas, usando a pistola para direcionar uma única bolha em flores individuais. 

As taxas de êxito foram de 93%, 83% e 73%, respectivamente. De acordo com ele, essa variação pode ser explicada pela diferença entre o tamanho das flores de cada planta. 

Próximo passo é utilizar robôs

Há muito interesse em desenvolver novas formas para fertilizar flores. Cerca de 90% das plantas dependem de insetos polinizadores, como abelhas, cujas populações estão caindo devido às mudanças climáticas e o uso de pesticidas. “Esta é uma crise mundial”, destaca. 

Reprodução/iSciente

Atualmente, Miyako está em contato com uma empresa para uma futura comercialização da técnica. Segundo ele, o próximo passo será melhorar o direcionamento das bolhas. 

A ideia é utilizar robôs que possam circular por um pomar ou campo de cultivo e direcioná-los para que alcancem as flores com mais precisão.

Artigo
Título
Bolhas de Sabão são Alternativa para Polinização das Flores
Resumo
Professor no Japão cria método que utiliza bolhas de sabão para polinização de plantas, com aproximadamente 95% delas dando frutos
Author
Publisher Name
Portal Ekko Green
Publisher Logo