A indústria dos veículos elétricos está em uma busca constante por baterias melhores. Representam uma grande parte do custo e são um fator crítico em termos de performance. Com isso em mente, a China está focando no desenvolvimento de uma bateria de sódio acessível. Dando um grande passo nessa direção, a BYD, maior fabricante de carros elétricos na China, acaba de lançar seu primeiro carro elétrico que utiliza uma bateria de sódio.
Embora os pesquisadores tenham inicialmente considerado as baterias de sódio adequadas apenas para aplicações em contextos parados, a BYD está quebrando esse conceito. A empresa planeja implementar esta nova tecnologia de bateria em toda a sua linha de carros elétricos, uma vez que oferece uma série de vantagens sobre as baterias de íons de lítio.
Ao compararmos sódio e lítio na tabela periódica, encontramos muitos semelhanças. Contudo, o sódio é muito mais abundante, pode ser encontrado no sal como cloreto de sódio, sendo mais fácil de extrair e processar. Além disso, a extração do sódio é menos poluente do que a do lítio. No carro elétrico da BYD, a bateria de sódio é também mais fácil de reciclar.
Há um contraste funcional relevante entre as baterias de sódio e lítio: as primeiras não têm o problema de segurança das baterias de lítio, que têm histórico de explosões quase instantâneas. A nova bateria também é competitiva com as baterias de LFP, onde Tesla e outros fabricantes estão focando.
Duas vantagens da bateria de sódio sobre a LFP são a capacidade de recarga mais rápida e a maior resistência a temperaturas frias. A bateria de sódio mantém 90% de sua capacidade mesmo em temperaturas de -20 °C.
A BYD acaba de lançar na China o seu carro elétrico BYD Seagull, que utiliza a bateria de sódio e será comercializado por cerca de R$ 60 mil. As vendas começaram em 18 de julho, marca um importante passo para a adoção mais ampla de baterias de sódio em carros elétricos.