fbpx
Continua após a publicidade..

Carro Elétrico da Citröen Não Exige CNH e Poderá Chegar ao Brasil 2022

O carro elétrico da citröen, Citröen Ami, poderá ser utilizado por menores de idade.
Continua após a publicidade..

Nos últimos anos, os lançamentos de EVs tem demonstrado para o setor automobilístico o que há de melhor e mais moderno. Porém, para um carro elétrico, o Citröen Ami é uma exceção no quesito potência e capacidade.

Mobilidade, noticias Brasil
Mobilidade, noticias Brasil
Mobilidade, noticias Brasil

De acordo a montadora francesa, o Ami é um carro bastante simples, lento e fraco  — há quem o considere mais um quadriciclo, do que um carro —, ideal para curtas viagens. Ele não requer CNH e sim uma licença de condução para ciclomotores (por isso, Condutores que tenham a idade mínima de 16 anos podem dirigi-lo).

Características do Carro Elétrico Citröen Ami

Por ser considerado o carro elétrico mais lento do mundo, o Citröen Ami passou a ser utilizado como veículo para auto-escolas.

O Ami foi bem avaliado quanto a sua praticidade e conforto durante o conceituado Salão do Automóvel de Genebra. Com um formato de cubo bastante compacto, o carro elétrico tem 1,50 metros de altura, 2,50 metros de comprimento e 1,50 metros de largura.

No interior de seu capô, há uma bateria de 5,5 kWh (que pode ser carregada em uma tomada normal por apenas 3 horas) que lhe dá uma autonomia de 70 km. Somando ao seu motor elétrico com baixos 8 cv, o Ami consegue atingir até 45 km/h de velocidade. Não é atoa que o modelo é um sucesso entre menores de 18 anos na Europa.

Mobilidade, noticias Brasil

O motorista pode conectar seu smartphone interface do Ami, o que permite que ele destrave e trave as portas do veículo usando um QR Code. O código fica localizado nas maçanetas.

Por ser considerado o carro elétrico mais lento do mundo, o Citröen Ami passou a ser utilizado como veículo para auto-escolas. Por isso, em vários modelos, foram instaladas pedais de freio e aceleração no banco do passageiro (onde geralmente está o instrutor de direção).

Mobilidade, noticias Brasil
Mobilidade, noticias Brasil

Devido ao sucesso entre os jovens e a grande usabilidade para autoescolas, a presidente da montadora francesa na América Larina, Vanessa Castanho, planeja trazê-lo para o Brasil.

Entretanto, existe um entrave de legislação para o Ami. Por isso, ele ainda depende de regulamentação para poder desembarcar em terras brasileiras. Caso seja enquadrado como carro no país, ele teria, obrigatoriamente, que ser equipado com airbag duplo, o que aumentaria o custo e, possivelmente, inviabilizaria seu lançamento por aqui.

Continua após a publicidade..
Na europa, o carro elétrico é muito utilizado como carro compartilhado, em serviços de aluguel chamados de “carsharing”.
Mobilidade, noticias Brasil

É preciso lembrar que na Europa ele é classificado como quadriciclo e não precisa de certas exigências, como ser equipado com airbags. Lá, ele é disponibilizado por valores em torno de R$ 127 mensais, após pagamento de uma taxa inicial de cerca de R$ 21.800.

Além disso, o carro elétrico é muito utilizado como carro compartilhado, em serviços de aluguel chamados de “carsharing”. Por lá, custa por volta de 20 euros (cerca de R$ 140) para passar o dia com o veículo.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Baterias Sólidas Prometem Triplicar Autonomia de Carros Elétricos

Patrimônio cultural da zona leste de São Paulo: resgate histórico e belezas arquitetônicas

Como o Avião Windrunner Está Moldando o Futuro do Transporte de Energia Eólica

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.