Nos últimos anos, os lançamentos de EVs tem demonstrado para o setor automobilístico o que há de melhor e mais moderno. Porém, para um carro elétrico, o Citröen Ami é uma exceção no quesito potência e capacidade.
De acordo a montadora francesa, o Ami é um carro bastante simples, lento e fraco — há quem o considere mais um quadriciclo, do que um carro —, ideal para curtas viagens. Ele não requer CNH e sim uma licença de condução para ciclomotores (por isso, Condutores que tenham a idade mínima de 16 anos podem dirigi-lo).
Características do Carro Elétrico Citröen Ami
O Ami foi bem avaliado quanto a sua praticidade e conforto durante o conceituado Salão do Automóvel de Genebra. Com um formato de cubo bastante compacto, o carro elétrico tem 1,50 metros de altura, 2,50 metros de comprimento e 1,50 metros de largura.
No interior de seu capô, há uma bateria de 5,5 kWh (que pode ser carregada em uma tomada normal por apenas 3 horas) que lhe dá uma autonomia de 70 km. Somando ao seu motor elétrico com baixos 8 cv, o Ami consegue atingir até 45 km/h de velocidade. Não é atoa que o modelo é um sucesso entre menores de 18 anos na Europa.
O motorista pode conectar seu smartphone interface do Ami, o que permite que ele destrave e trave as portas do veículo usando um QR Code. O código fica localizado nas maçanetas.
Por ser considerado o carro elétrico mais lento do mundo, o Citröen Ami passou a ser utilizado como veículo para auto-escolas. Por isso, em vários modelos, foram instaladas pedais de freio e aceleração no banco do passageiro (onde geralmente está o instrutor de direção).
Devido ao sucesso entre os jovens e a grande usabilidade para autoescolas, a presidente da montadora francesa na América Larina, Vanessa Castanho, planeja trazê-lo para o Brasil.
Entretanto, existe um entrave de legislação para o Ami. Por isso, ele ainda depende de regulamentação para poder desembarcar em terras brasileiras. Caso seja enquadrado como carro no país, ele teria, obrigatoriamente, que ser equipado com airbag duplo, o que aumentaria o custo e, possivelmente, inviabilizaria seu lançamento por aqui.
É preciso lembrar que na Europa ele é classificado como quadriciclo e não precisa de certas exigências, como ser equipado com airbags. Lá, ele é disponibilizado por valores em torno de R$ 127 mensais, após pagamento de uma taxa inicial de cerca de R$ 21.800.
Além disso, o carro elétrico é muito utilizado como carro compartilhado, em serviços de aluguel chamados de “carsharing”. Por lá, custa por volta de 20 euros (cerca de R$ 140) para passar o dia com o veículo.