fbpx

Carro Elétrico Exclusivo Para Cadeirantes: Conheça o Kenguru

O Kenguru é o primeiro carro elétrico exclusivo para cadeirantes do mundo e leva somente 15 segundos para entrar e dirigir.

Dos grandes avanços tecnológicos, infelizmente são poucos aqueles considerados inclusivos a pessoas com deficiência. Mas, uma empresa americana fez diferente: projetou o primeiro carro elétrico exclusivo para cadeirantes. 

A montadora Community Cars, sediada no Texas, resolveu unir inclusão e sustentabilidade, ao projetar um veículo emissão zero para que pessoas com mobilidade reduzida possam acessá-lo sem maiores problemas.

Como se Deu o Primeiro Carro Elétrico Exclusivo Para Cadeirantes

Stacy Zoern sentada em frente ao Kenguru, o carro elétrico exclusivo para cadeirantes

Stacy Zoern, uma advogada no Texas, descobriu o Kenguru após comprar uma van e ter de desembolsar US$ 80.000 para deixá-la acessível. Em entrevista ao portal The Next Web, Zoern conta que se tornou paraplégica devido a um acidente de carro.

Frustrada pelo gasto excessivo e cansada de depender de outras pessoas para se locomover, a advogada pesquisou na internet para ver se a tecnologia de transportes inclusivos havia melhorado ao longo dos anos. 

Mobilidade, noticias EUA, Texas

Ela ficou satisfeita ao descobrir que sim, encontrando o Kenguru na Hungria. Infelizmente, a empresa que desenvolveu o primeiro carro elétrico exclusivo para cadeirantes, perdeu seu empréstimo bancário e dependia apenas de angariação de fundos. 

Mas, Zoern ficou tão apaixonada pelo que o Kenguru tinha a oferecer aos motoristas PCD (pessoas com deficiência) que decidiu entrar em contato para propor uma parceria de negócios.

A advogada uniu forças com Istvan Kissaroslaki (o criador original do veículo) para mudar a empresa para Austin, Texas, e trabalhou incansavelmente para conquistar investidores. Felizmente, após meses de espera, os Kengurus iniciaram sua produção nos EUA.

Características do Carro Elétrico Exclusivo Para Cadeirantes

Mobilidade, noticias EUA, Texas

O Kenguru tem uma grande porta que ocupa todo o painel traseiro. Com o apertar de um botão, a porta se abre para acesso direto. Quando a chave é colocada na ignição, a rampa se recolhe e a porta fecha. O carro só liga se a cadeira estiver travada. 

A condução do carro elétrico exclusivo para cadeirantes é igualmente simples: o guidão, estilo moto, substitui o volante tradicional.  Existem apenas três marchas: frente, ponto morto e ré. 

Guidão que controla o carro elétrico exclusivo para cadeirantes
Mobilidade, noticias EUA, Texas
Mobilidade, noticias EUA, Texas

O Kenguru é tecnicamente considerado uma scooter elétrica, isso significa que não é necessário ter carteira de motorista para operá-lo, tornando as coisas ainda mais acessíveis. Apesar de inovador, o veículo é habilitado para levar apenas uma pessoa e alguns litros de carga em seu interior.

Seu carregamento total pode ser feito em apenas oito horas, mitigando um pouco a sua capacidade de rodagem: ele atinge apenas 45 km/h e tem um alcance de aproximadamente 100 km. Porém, velocidade, potência e a distância não são realmente o ponto principal desse carro elétrico e, sim, a inclusão. 

Com este tipo de veículo, os motoristas podem facilmente desfrutar de uma rápida ida ao shopping, ir ao cinema, ter um encontro com os amigos… prazeres simples que são facilmente subestimados por não PCDs.

Projetos Futuros Para o Carro Elétrico Exclusivo Para Cadeirantes

Mobilidade, noticias EUA, Texas

Futuramente a empresa espera implementar uma versão de joystick para aqueles que têm força mais limitada na parte superior do corpo; além de modelos maiores do Kenguru, para usuários de cadeiras de rodas mais robustas.

Atualmente, ele é vendido nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Hungria. Segundo Zoern, o maior desafio da empresa é conseguir financiamento para atender a crescente demanda do carro elétrico exclusivo para cadeirantes. Mas, ainda assim, se diz satisfeita com seu empreendimento:

“Essa é a coisa mais excitante que eu já fiz. Eu me sinto viva. Eu aprendo tanta coisa todos os dias. O aspecto técnico dos carros, a operação financeira, a operação do negócio. Felizmente eu tenho um bom grupo de conselheiros”, finaliza.

Voltz Lança Primeiro Triciclo Elétrico De Produção 100% Brasileira

Trem Turístico Movido a Energia Solar Ligará Argentina a Machu Picchu

Startup Americana Cria Casa Auto-Suficiente Modular Que Não Usa Combustíveis Fósseis