Carros elétricos prometem ganhar cada vez mais força, sendo que nessa atualmente já são bem populares, principalmente em grandes centros. Quando pensamos em carros elétricos, é quase certo que nos vem à mente a empresa de Elon Musk, que tem seu o nome em homenagem ao gênio Nikola Tesla, a Tesla Motors.
Porém, se depender dos chineses essa associação óbvia está com os dias contados. A marca com “nome de empresa alemã”, a Weltmeister ou WM Motor, é chinesa e já está lançando seu quinto modelo de carro elétrico, chamado de M7. E é com ele que a empresa pretende destronar a Tesla.
O que o M7 tem de tão especial?
Podemos começar citando seu sistema autônomo de direção nível 5, que concede ao modelo a habilidade fazer uma leitura completa das ruas, incluindo arredores e também o tráfego de veículos e pessoas. Dessa forma o M7 consegue dirigir-se sozinho, sem precisar de nenhuma intervenção humana, caso o motorista deseje.
O modelo conta com 12 radares ultrassônicos, 3 sensores LiDARs, 4 câmeras surround, 7 câmeras de 8 megapixels, além de um módulo de posicionamento com precisão altíssima. Como maestro de toda essa tecnologia o carro conta com quatro chips Nvidia DRIV Orin-X.
Para seu fundador, presidente e CEO, Freeman Shen, a intenção da marca é imitar cada vez mais a vida, quando o assunto é o carro conseguir dirigir sozinho, com uma inteligência incrível. Para garantir isso, o M7 conta com três recursos principais: o potencial evolutivo (para melhorar cada vez mais), seus computadores potentes e uma percepção aprimorada. Ainda segundo Freeman: “(…) gostamos de nos referir a ele como o primeiro espaço móvel inteligente em todos os cenários do mundo”.
Carro Elétrico com Autonomia e potência
Os modelos Tesla se destacam por dois motivos: na autonomia e na potência de seus motores. No quesito autonomia, o M7 promete bater de frente, afinal o veículo promete fazer até 700 km em uma única carga completa na sua bateria, sendo uma autonomia gigante, que proporciona ao proprietária rodar vários dias sem ter que recarregar a bateria.
Já na potência, a marca parece guardar essas informações muito bem guardadas. Dessa forma, não temos um indicativo de quanta potência o veículo terá, mas as expectativas são excelentes.