São casas sustentáveis que marcaram suas respectivas mostras, tanto pela beleza quanto por princípios essenciais de sustentabilidade.
Confira a nossa lista:
1) Casa Syshaus, Arthur Casas
Com 200 m², a estrutura de aço dispensa fundação e concretagem. Tudo é encaixado, do piso ao forro, além disso todos os materiais utilizados são recicláveis. Um telhado verde contribui para o conforto térmico e acústico, dando o máximo respeito à natureza em todos os processos da construção.
O Projeto ainda conta com:
- Mecanismo de captação e reuso de água da chuva;
- Um sistema de biodigestão,
O projeto da SysHaus para a CASACOR São Paulo 2018 foi desenvolvido pelo escritório de Arthur Casas.
2) Casa Lite, Duda Porto
Com 190m² de área total, o projeto é modular e sustentável. De execução limpa e rápida, levou apenas 40 dias para ficar pronto.
Desenvolvido pela renomada arquiteta Duda Porto em 2013, o sistema Lite se baseia na integração entre o homem, a arquitetura e o espaço ao seu redor. Uma arquitetura eficiente, pensada para o melhor aproveitamento de material, com o mínimo impacto ambiental.

Podendo ser desmontada, transportada e remontada em qualquer lugar.
“A casa Lite nasceu da busca por menos excesso e mais essência. Acreditamos que a moradia é um ponto de encontro no movimento constante da vida. Um palco para as nossas relações com a natureza e com quem amamos” afirma Duda.
3) Casa Up, UP 3 Arquitetura
Um dos projetos mais memoráveis da CASACOR Rio de Janeiro 2021, a casa quase não interfere na paisagem dos 12 mil m² de Mata Atlântica. O projeto, assinado pelo trio Michelle Wilkinson, Thiago Morsh e Cadé Marino, é uma mistura do jeito de morar escandinavo com a bossa típica carioca.
Construída a seco e com poucos resíduos, a obra teve tempo de execução reduzido. Espaços abertos e multifuncionais com grandes aberturas em vidro, proporcionam uma reconexão com a natureza. Do lado de fora, o destaque é dos cobogós, que dividem as áreas interna e externa, além de permear a luminosidade.