A empresa Israelense Eco Wave Power, assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o governo do Ceará para produzir energia limpa a partir das ondas do mar. A usina será instalada no terminal portuário do Pecém e é capaz de gerar 9 MW, que pode atender mais de 200 casas somente nesta área.
Tecnologia simples e viável poderia usar as estruturas existentes do porto para produzir energia limpa. Fornecendo eletricidade para todo o Brasil através de linhas de transmissão já existentes.
“Estamos extremamente entusiasmados em colaborar com o Porto de Pecém, que busca liderança e inovação na produção de energia limpa das ondas”
afirma Inna Braverman, fundadora e CEO da Eco Wave Power.
Na fase preparatória para a implementação do projeto, o primeiro objetivo é completar a análise de pré-viabilidade e o desenvolvimento preliminar.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE / UFRJ) em 2019, o Brasil tem um potencial de energia das ondas estimado em 91,8 GW, considerando os 7.491 km da costa brasileira.
Complexo do Pecém e Energia das Ondas
O Complexo do Pecém é uma joint venture e tem como acionistas o Governo do Ceará (70%) e o Porto de Roterdã (30%). Está localizado a cerca de sessenta quilômetros de Fortaleza, capital do estado do Ceará.