fbpx
Continua após a publicidade..

Cearense Cria Plástico Biodegradável Feito com Batatas

Estudante do Ceará desenvolve um plástico biodegradável feito a partir de batatas, sendo uma excelente alternativa na produção de sacolinhas de mercado.
Continua após a publicidade..

Matheus Brito, mora em Juazeiro do Norte e foi convidado para a FEBRACE, a maior feira de engenharia de toda a América Latina. O motivo do convite? Matheus criou um plástico biodegradável, a partir de batatas, que posteriormente poderá ser usado para a fabricação de sacolinhas plásticas sustentáveis para que possamos usar no dia a dia. 

Tendo em vista que milhões de sacolas são usadas diariamente, em todo o Brasil. Com algumas poucas alternativas, como sacolas de papel e de pano. Dessa forma, a busca de Matheus em conseguir uma alternativa viável, tornou-se sua principal busca, onde viu nas batatas uma excelente opção para poder criar a matéria prima que servirá de base para essas sacolas biodegradáveis.

Aluno brasileiro cria plástico biodegradável feito com batatas - Só Notícia  Boa

O desenvolvimento levou cerca de 3 anos, entre o desenvolvimento e a conclusão de sua pesquisa, período esse que Matheus cursou os três anos de ensino médio. Para ajudá-lo, ele contou com a ajuda do professor do Colégio Paraíso, Leonardo Sousa. Onde os dois realizaram teste in vitro para comprovar se a ideia de Matheus era possível. Onde com esses testes era possível comprovar se tudo isso realmente, poderia acontecer.

Felizmente, ocorreu tudo certo e Matheus teve um publicação na renomada revista e-Ciência, na categoria de “Iniciação Científica Júnior”. Fato este que levou ele e seu projeto à FEBRACE. Dessa forma, sua ideia chegou a muitas outras pessoas, que puderam ver de perto a criação da dupla.

O Colégio Paraíso acredita que essa tecnologia precisa ser muito comemorada, publicando em seu site que as descobertas de seus alunos enchem a escola de orgulho. Matheus e Leonardo ainda continuam realizando testes sobre a adesão deste novo plástico, onde estão tendo resultados muito promissores.

Cearense cria plástico biodegradável feito com batatas que pode ser usado  como sacolas em mercados

O objetivo final da dupla é fazer com que esse plástico seja usado na fabricação de sacolas plásticas de mercado, algo que será útil para todos nós. E certamente, além disso tudo, vai ajudar muito o meio ambientes, onde essas sacolas não irão poluir os rios, oceanos e os lençóis freáticos. Garantindo uma excelente sustentabilidade para essas sacolas, e além disso, quem sabe, desenvolver mais materiais que vão fazer a diferença no mundo.

Aprendemos com Matheus e Leonardo, que vale a pena buscar formas de combater cada vez mais a poluição.

Continua após a publicidade..
Brasileiro cria plástico biodegradável com batatas - GreenMe Brasil

Aplicação na prática do plástico

Ainda não temos informações sobre em que pé anda o desenvolvimento das sacolas utilizando o plástico biodegradável criado por Matheus, a partir de batatas. Porém, com todo esse reconhecimento, não deve demorar até uma empresa do ramo, resolver colocar em prática a ideia de Matheus e criar as sacolinhas de mercado biodegradáveis.

Com isso, não deve demorar muito para que algumas pessoas comecem a ver por aí nos mercados, as sacolinhas biodegradáveis feitas com batatas. Mostrando que boas ideias, tem o poder de aos poucos mudar o mundo para ser um lugar melhor e mais saudável para todos.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Novas Telhas Solares da Roofit.Solar São Elegantes, Duráveis e Seguras

Kia Lança SUV Elétrico Acessível Ainda em 2024

Designer Cria Micro Turbina Eólica Dobrável que Captura o Vento de Qualquer Direção

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.