Cenoura: Benefícios e Como Plantar (+3 Tipos Comuns)

Neste artigo vamos falar dos benefícios da Cenoura e dar algumas dicas de como plantar esse tubérculo em casa. Vamos nessa?
cenoura capa 01

Um tubérculo rico em vitamina A, a cenoura é conhecida como uma protetora para nossa visão! Afinal, com apenas 100 gramas de cenoura você já tem toda a vitamina A que precisa!

Mas seus benefícios vão muito além da proteção da visão! Essa é uma planta utilizada na alimentação desde da época dos romanos e gregos, uma curiosidade, as folhas da cenoura são comestíveis, apesar de poucas pessoas utilizarem.

Para aproveitar ainda mais os benéficos, que tal plantar sua cenoura em casa de forma orgânica? Traga ainda mais benefício para você e sua família, se alimentando de um produto sem agrotóxicos! Saiba como plantar e como cultivar sua cenoura em casa, seja plantando em vasos ou em canteiros!

Benefícios da Cenoura

O Brasil é o quinto maior produtor mundial de cenouras e produzimos em grande quantidade a cenoura de cor laranja.

Favorece a digestão

Como a cenoura tem muitas fibras, tanto solúveis como insolúveis, entre elas a celulose, pectina, hemicelulose e a lignina. Essas fibras melhoram o bolo fecal e o trânsito intestinal, estimula as bactérias intestinais e com isso evita a prisão de ventre.

Evita o envelhecimento precoce e previne o câncer

Como ela tem bastante antioxidante, entre eles a vitamina A e os polifenóis, ela combate os radicais livres e com isso previne o efeito do envelhecimento precoce.

Com isso, os riscos de alguns tipos de câncer também são reduzidos, entre eles o câncer de estômago, mama e pulmão. É uma substância específica a falcarinol que reduz o câncer de cólon.

Deixa a pele mais bonita

Se você gosta de uma pele bronzeada, o consumo de cenoura pode te ajudar a manter a pele sempre bronzeada! Isso porque, ela tem beta-carotenos e a luteína, que aumentam a pigmentação da pele.

O beta-caroteno também protege a pele contra os raios UV, mas para isso precisa ingerir a cenoura antes de tomar sol.

Ajuda a emagrecer

Sim, a cenoura pode te ajudar a perder uns quilinhos, como ela tem fibras ela estimula a saciedade. A cenoura quando ingerida crua, também reduz os índices glicêmicos, com a glicemia controlada, a perda de peso fica mais fácil.

Melhora a visão

A grande quantidade de vitamina A é excelente para auxiliar na proteção da visão! Seu efeito é protetor contra doenças como cataratas e degeneração da mácula.

Aumenta a imunidade

Graças a vitamina A, a cenoura aumenta a resposta anti-inflamatória e melhora a ação contra os radicais livres. Ela também estimula as defesas, por isso, fortalece o sistema imune.

Protege o coração

O betacaroteno também é responsável por manter o coração com a saúde em dia, evitando doenças cardiovasculares, e também controla níveis de colesterol ruim.

Tipos de Cenoura

Esse vegetal pode aparecer em diferentes tons e tamanhos, onde cada um deles entrega sabores e texturas diferentes. Saiba mais detalhes!

Cenoura Danvers 

A cenoura Danvers é uma variedade que é conhecida pela sua cor laranja. Elas também funcionam muito bem em áreas onde o cultivo é mais difícil porque crescem melhor em solos rochosos ou mais duros. Danvers Carrots teve sua origem na cidade de Danver, que foi estabelecida pelos Puritanos que migraram do Condado de Essex durante as décadas de 1730 e 40.

Cenouras Baby (Mini cenouras) 

A cenoura baby pode parecer uma versão deformada, na verdade é esculpida a partir de cenouras subdesenvolvidas ou quebradas, justo antes que a sedimentação e o núcleo da raiz comecem a se formar. Atualmente, as cenouras maiores, que originam a cenoura baby, já são criadas especialmente para aumentar o aproveitamento da colheita.

Cenoura Roxa

A cor roxa é por conta com uma substância antioxidante, a antocianina. Responsável por dar o tom arroxeado ao alimento, esse componente confere uma série de benefícios para a saúde – como a melhora do sistema cardiovascular, otimização do fluxo sanguíneo, redução do colesterol ruim e diminuição da quantidade de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Por ser pobre em calorias e ajudar na digestão, é muito indicada para o cardápio de quem deseja se alimentar adequadamente para perder peso.

8 Dicas para cultivar suas cenouras em casa

Com fácil cultivo a cenoura pode ser plantada em vasos ou em canteiros, mas fique atento a algumas informações sobre o plantio e o cultivo da cenoura.

Temperatura

Para plantar a cenoura prefira temperaturas mais amenas, algo em torno de 16 °C a 22 °C. Elas não se dão bem com temperaturas acima de 30 °C ou abaixo de 7 °C, a germinação ocorre melhor entre 20 °C até 30 °C.

Luz

Ela gosta de luz do sol, então escolha um local em que ela receba a luz direta algumas horas por dia, dê preferência em horários em que a luz não é tão forte.

Solo

Precisa ter grande quantidade de matéria orgânica, tem que ser profundo e ter uma boa drenagem e o Ph da terra precisa ser neutro.

Canteiros

Os canteiros para plantar as cenouras precisam ter cerca de 1,10 de largura por uns 15 cm de altura. Se for plantar em vaso, ele precisa ser fundo e largo.

Os sulcos para as sementes precisam ter de 1 a 2 cm de profundidade, e a distância entre as sementes deve ser de 20 cm.

Irrigação

A irrigação deve ser feita diariamente, até que as folhas apareçam, mas não encharque a terra, mantenha apenas úmido. Após o período de germinação rege apenas a cada três dias. O excesso ou a falta de água faz com que as cenouras rachem.

Cuidados com o plantio de cenoura

Retire todas as ervas daninhas de maneira manual. A adubação deve ser realizada de acordo com a necessidade, isso se percebe pelas folhas amarelas, isso geralmente é falta de nutrientes. Caso surgir algum tipo de praga, tente fazer o controle manual ou através de inseticidas caseiros.

Faça a limpeza

Depois de 25 dias do plantio é importante fazer uma limpeza, se tiver muitas cenouras, é importante retirar algumas para que não atrapalhe o crescimento. Não deixe mais de 15 cenouras por metro linear, muitas cenouras no mesmo espaço acabam não se desenvolvendo direito.

Quando colher

A colheita se inicia em torno de 80 a 110 dias após o plantio. Caso as folhas começarem a ficar um tom de marrom e as folhas novas entortarem para baixo.

As pessoas também perguntam

O que é mais saudável: cenoura crua ou cozida?

Embora a cenoura fresca seja uma boa fonte de antioxidantes, quando cozida libera ainda mais betacaroteno, um pigmento precursor da vitamina A.

Porque a cor da cenoura e laranja?

A pigmentação laranja resulta de uma elevada concentração de alfa e de beta-caroteno que é o mesmo que dizer que é uma poderosa fonte de vitamina A.

Qual é a origem da cenoura?

Os primeiros registros da hortaliça apontam os arredores do Afeganistão, na Ásia Central, como centro de origem da cenoura.