fbpx

Cooler Ecológico é Criado Para Substituir Caixa de Isopor

Startup criou cooler ecológico feito a partir de resíduos de casca de coco doados por pescadores filipinos.

Ainda que sejam bastante úteis para congelar bebidas e condimentos, as caixas de isopor impactam gravemente o meio ambiente. Para substituí-las, uma dupla de estudantes americanos criou um cooler ecológico feito de resíduos de casca de coco.

Através da startup Fortuna Cools, situada na Califórnia, os jovens inventores criaram o material inovador em conjunto a produtores de coco filipinos e o comercializaram por meio de um financiamento coletivo na plataforma Kickstarter.

Como Se Deu o Cooler Ecológico

noticias, Reciclagem Filipinas

Após obter seus respectivos diplomas de pós-graduação em Stanford, o engenheiro David Cutler e a designer de produtos, Tamara Mekle, viajaram para as Filipinas para colaborar em um projeto escolar para melhorar o design de embalagens de peixe.

Porém, a dupla se deparou com outra indústria: o cultivo de coco. Lá, aprenderam que o resíduo dessa indústria são as cascas de coco, consideradas sem valor. Por isso, os agricultores as queimavam para se livrar delas. 

noticias, Reciclagem Filipinas
noticias, Reciclagem Filipinas

No entanto, quando Cutler e Mekler investigaram o material, descobriram que ele tinha algumas propriedades potencialmente muito úteis.

“As fibras de casca de coco contêm toneladas de pequenas bolsas de ar presas — a mesma estrutura que a espuma de poliestireno expandido (EPS, também conhecido como isopor) usa para reduzir a transferência de calor (ou seja, condução). Na verdade, se compararmos o isopor e a fibra de coco num microscópio, dificilmente veremos a diferença”, explica Cutler em entrevista a revista Forbes.

noticias, Reciclagem Filipinas
noticias, Reciclagem Filipinas
noticias, Reciclagem Filipinas

Com a incrível constatação, os jovens estudantes buscaram formas de processar o resíduo para criar um cooler ecológico.

O objetivo era ajudar os pescadores locais (usuários assíduos de caixas de isopor) e agricultores de coco que, geralmente, queimavam os resíduos das cascas por não as reaproveitarem (liberando CO² na atmosfera).

Características do Cooler Ecológico

O cooler ecológico manteve o gelo por mais de 48 horas em nossos testes, superando outros coolers em condições idênticas.

Nomeado Nutshell Cooler, o cooler ecológico mede 33 cm de altura, 47 cm de largura e 12 cm de comprimento — menor do que o Coconut Cooler, versão destinada a pescadores. 

Ele contém 20 litros e pesa 8 quilos quando vazio. O design permite que o cooler dobre (até 15 cm) para facilitar o armazenamento, por isso, é destinado ao uso casual do consumidor, como recreações ao ar livre, viagens à praia, escapadelas de fim de semana ou compras de supermercado.

noticias, Reciclagem Filipinas
Ainda segundo os jovens criadores, em cada etapa do processo de fabricação, foram taxativos sobre o mínimo de impacto ambiental do cooler ecológico.

“O cooler ecológico manteve o gelo por mais de 48 horas em nossos testes, superando outros coolers em condições idênticas. Existem muitas variáveis ​​que afetam a retenção de gelo como o conteúdo do cooler, a proporção de gelo, etc. Portanto, não podemos dizer exatamente quanto tempo o resfriamento vai durar, mas podemos dizer que vai durar mais do que a maioria das alternativas ao isopor”, explica Cutler.

Os resíduos de cocos utilizados em ambas as versões do cooler ecológico são provenientes de pequenos agricultores na região central das Filipinas e processadas nas proximidades da região rural de Bicol. Já o revestimento de PET reciclado do cooler ecológico é construído no sul da China. 

noticias, Reciclagem Filipinas
noticias, Reciclagem Filipinas

Ainda segundo os jovens criadores, em cada etapa do processo de fabricação, foram taxativos sobre o mínimo de impacto ambiental do cooler ecológico. Desde o uso de materiais residuais como insumos até a limitação das vendas a locais onde o envio é feito via frete marítimo, emitindo menos gases estufa.

“Estamos construindo uma marca sustentável que se estende do Nutshell/Coconut Cooler a outros equipamentos reciclados. Estamos construindo uma comunidade que defende produtos naturais, desde embalagens a vestuário. Não há razão para que os plásticos dominem nossas vidas e, sim, para procurar soluções na natureza”, finaliza Tamara.

Voltz Lança Primeiro Triciclo Elétrico De Produção 100% Brasileira

Trem Turístico Movido a Energia Solar Ligará Argentina a Machu Picchu

Startup Americana Cria Casa Auto-Suficiente Modular Que Não Usa Combustíveis Fósseis