Como forma de reduzir o impacto negativo ao meio ambiente, o iFood vai realizar um concurso para que criadores desenvolvam embalagens sustentáveis oferecendo US$ 10 milhões em prêmios.
A premiação, que terá parceria da ONG XPRIZE, líder em competições que tem como proposta, desafiar as pessoas a descobrir novas maneiras de resolver desafios complexos da humanidade.
Como Funcionará o Concurso Para a Criação de Novas Embalagens Sustentáveis?
De acordo o comunicado oficial da foodtech, a premiação tem como objetivo oferecer a chance para que diversas equipes pesquisem e desenvolvam embalagens sustentáveis, flexíveis e biodegradáveis. Dessa forma, tornará possível a economia circular na gigante dos deliverys.
“Só a inovação possibilita a criação de soluções para diminuir o impacto das empresas no meio ambiente e combater as mudanças climáticas. (…) temos o desejo de acompanhar de perto o desenvolvimento de soluções sustentáveis que possam ser replicadas em larga escala para todo o mundo”, afirma João Barreto, diretor de planejamento e sustentabilidade do iFood.
A equipe que ficar em primeiro lugar na criação de novas embalagens sustentáveis, levará US$ 6 milhões, o segundo lugar, receberá US$ 2 milhões. Já a equipe que ficar em terceiro, ganha US$ 1 milhão em prêmios. O US$ 1 milhão que ainda restará, será distribuído entre todos os participantes, a medida que atingirem metas estabelecidas pela competição.
“Acho esse tipo de incentivo em prêmio maravilhoso, pois ajuda as startups a andar mais rápido e o mundo a melhorar pela inovação”, analisa Fabrício Bloisi, CEO do iFood e membro do conselho de inovação da XPRIZE.
Bloisi ainda comenta que o prêmio, como um todo, é uma excelente maneira de que governos, universidades, empresas e startups invistam em soluções como embalagens biodegradáveis, para reduzir a poluição causada pelas embalagens de plástico.
Iniciativas Para Além das Embalagens Sustentáveis,
Segundo dados de pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com mais tempo em casa devido à pandemia do coronavírus, o consumidor passou a utilizar mais serviços delivery.
Este comportamento resultou num maior consumo e descarte de embalagens plásticas e no desperdício de alimentos. Diante disso, o aplicativo iniciou o iFood Regenera, plano de impacto ambiental positivo da empresa.
Logo, em julho de 2021, o iFood aderiu ao compromisso #DeLivreDePlástico, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), principal autoridade ambiental no sistema das Nações Unidas (ONU), e pela Oceana, a maior organização não governamental sem fins lucrativos focada na proteção dos nossos oceanos.
O compromisso é dividido em três fases que seguirão entre 2022 até 2025: redução de itens plásticos descartáveis; menos sacolas, embalagens plásticas e sachês; adoção de embalagens retornáveis (sendo a parceria com XPRIZE para a confecção de embalagens sustentáveis, uma parte do plano).
Vale destacar que, além de todas as metas, o iFood Regenera também tem planos de investir em cooperativas de reciclagem e em carros elétricos.