Americana Cria Eco-embalagem de Macarrão que se Dissolve em Água

De acordo a criadora, a eco-embalagem além de livre de plástico, é comestível e funciona também como um molho para a massa.

Ainda que embalagens sejam imprescindíveis para preservar os alimentos, há um certo exagero da indústria alimentícia no uso de plástico. Isso fica evidente quando observamos as gôndolas de qualquer supermercado.

Pensando na gravidade do impacto que o plástico causa ao meio ambiente, a designer americana Holly Grounds, pensou em uma alternativa ecológica e muito criativa — ao menos para as embalagens de macarrão instantâneo: uma eco-embalagem comestível.

A Eco-Embalagem

Para confeccionar a eco-embalagem, os ingredientes são misturados e aquecidos até que a mistura esteja na espessura certa. (Reprodução/Instagram)

Grounds, que estudou design de produto na Ravensbourne University London, projetou uma eco-embalagem comestível que se dissolve na água quente e é totalmente livre de plástico. A designer decidiu pela criação deste produto em específico, após perceber o tamanho das consequências negativas (e duradouras!) que uma simples refeição instantânea pode causar ao meio ambiente.

“No mundo atual do macarrão instantâneo lámen, geralmente há mais plástico do que macarrão. O produto pode ser cozido e consumido em menos de 10 minutos, mas a embalagem pode levar 8 décadas para se decompor”, lamenta a designer. 

Ela explica que para confeccionar a eco-embalagem, os ingredientes são misturados e aquecidos até que a mistura esteja na espessura certa. Após isso, a designer adiciona os temperos e aromas antes de despejar o líquido em um molde, para que ele asse por 24 horas.

Vantagens da Eco-Embalagem

Não há necessidade de retirar a eco-embalagem para preparar o alimento. (Reprodução/Instagram)

O produto é um biofilme composto de ingredientes como glicerina, amido de batata e água. Há também especiaria e ervas em sua composição, o que faz dele também um molho para o macarrão. Depois de solidificada, ela utiliza produto para embrulhar o macarrão, e em seguida embalá-lo em um invólucro de papel reciclável.

Outra vantagem presente no novo produto é a sua praticidade no momento de preparo. Holly afirma que um macarrão embrulhado com plástico tradicional leva mais tempo para ser preparado, do que o macarrão enrolado em sua eco-embalagem. Isso porque não há necessidade de retirar a embalagem para preparar o alimento.

(Reprodução/Instagram)

A invenção foi apresentada no Festival de Design Virtual de Dezeen em junho deste ano e recebeu inúmeros elogios dos organizadores do evento. No momento, Holly aguarda patrocinadores para a comercialização da eco-embalagem e espera que todos os amantes do ramen se deliciem com o alimento ao mesmo tempo em que praticarão a sustentabilidade

Outras Alternativas de Eco-Embalagem

A exemplo da designer, cada vez mais engenheiros de produto e designers pesquisam alternativas sustentáveis para embalagens de diversos setores. Uma das mais interessantes é a criação do Papel Semente.

(Divulgação/Papel Semente)

A curiosa eco-embalagem é produzida de maneira semi-artesanal. Sua confecção se inicia durante a coleta de restos de papéis que são jogados fora por casas, gráficas e demais empresas. Durante a sua fabricação, são inseridas sementes de diversas plantas, incluindo flores, hortaliças e verduras.

Quando pronto, ele poderá servir como embalagem para diversos produtos, sejam roupas, alimentos, cartas. Pode funcionar também como envelope, tags e etiquetas, sacolas… as possibilidades são infinitas! Todos esses produtos geram zero impacto ao meio ambiente, além de contribuir para a diminuição do volume de lixões e aterros sanitários.

(Divulgação/Papel Semente)
Artigo
Título
Americana Cria Eco-embalagem de Macarrão que se Dissolve em Água
Resumo
De acordo a criadora, a eco-embalagem além de livre de plástico, é comestível e funciona também como um molho para a massa.
Author
Publisher Name
Portal Ekko Green
Publisher Logo