fbpx
Continua após a publicidade..

Cientistas Conseguem Decompor Plástico Em 24 Horas Através de Enzima Fabricada

Especialistas conseguiram decompor plástico em 24 horas ao criarem a enzima FAST-PETase.
Continua após a publicidade..

É de conhecimento geral que podem levar centenas de anos para se degradar um plástico. Porém, um grupo de cientistas conseguiram decompor plástico em 24 horas ao projetarem uma enzima especial: a FAST-PETase.

Membros da Universidade do Texas na cidade de Austin, engenheiros e cientistas redigiram um artigo de pesquisa (com detalhes da criação) que foi postado na revista científica Nature no último mês.

Como a Enzima Consegue Decompor Plástico em 24 Horas?

Segundo os cientistas que criaram a enzima que consegue decompor plástico em 24 horas, os primeiro testes foram feitos utilizando o plástico PET.

A PETase, enzima que consegue decompor o plástico, já é uma velha conhecida no meio científico. A grande diferença está no método utilizado pelos cientistas para a decomposição em tempo recorde: utilizando inteligência artificial.

A IA permitiu que a enzima gerasse mutações superiores a PETase convencional e tambem previu quais atingiriam o objetivo de “despolimerizar” os resíduos plásticos de forma rápida. 

Por fim, com ajuda computacional, os cientistas souberam distinguir quais seriam as enzimas melhoradas e partiram para o teste prático.

noticias, Reciclagem EUA

Segundo os cientistas que criaram a enzima que consegue decompor plástico em 24 horas, os primeiro testes foram feitos utilizando o plástico PET. Após isso, a inovadora enzima conseguiu decompor 51 embalagens PET, fibras e tecidos de poliéster, a uma temperatura de menos de 50 ºC.

Com o resultado, os cientistas chegaram a conclusão que a matéria-prima resultante pode ser utilizada para a fabricação de novas garrafas, levando-os a vislumbrar uma verdadeira economia circular de plásticos.

O próximo passo para os cientistas que criaram a enzima que consegue decompor plástico em 24 horas, é comercializar o material a preços competitivos no mercado.

“As possibilidades são infinitas em todos os setores para alavancar esse processo de reciclagem de ponta”, lembra Hal Alper, integrante da pesquisa e professor de engenharia química.

Halper ainda explica que, no futuro, ao considerarmos aplicações de limpeza ambiental, precisaremos de uma enzima que possa funcionar no ambiente à temperatura ambiental. “Esse requisito é onde nossa tecnologia tem uma enorme vantagem”, comemora.

Continua após a publicidade..

Comercialização da Enzima Que Consegue Decompor Plástico em 24 Horas?

noticias, Reciclagem EUA

O próximo passo para os cientistas que criaram a enzima que consegue decompor plástico em 24 horas, é comercializar o material a preços competitivos no mercado. Apesar dos desafios, a enzima que consegue decompor plástico em 24 horas tem o potencial de revolucionar os processos de reciclagem em todo o mundo. 

Além disso, ela pode fazer com que grandes indústrias reduzam seu impacto negativo ao meio ambiente, reutilizando suas próprias embalagens plásticas e impedindo a formação de novos microplásticos que intoxicam o oceano.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Energia Solar Alivia Sistema Elétrico Brasileiro em Recordes de Calor

Primeira Bicicleta Elétrica com Conexão 5G e IA Chega ao Mercado

Rad Lança E-bikes com Dispositivo de Segurança Nas Baterias

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.