Os “e-fuels” são combustíveis que podem abastecer desde carros a navios e aviões, reduzindo significativamente as emissões de carbono. O projeto é chamado de “Haru Oni“, que significa ventos fortes na língua dos indígenas da região. Haru Oni tem como objetivo ajudar a preservar o meio ambiente, gerando energia de forma mais limpa e sustentável.
A Siemens Energy, junto com a startup chilena Highly Innovative Fuels (HIF) e várias outras empresas internacionais, foram as responsáveis pelo projeto, que promete ser parte de uma verdadeira revolução tecnológica.
Como é feita a gasolina sintética?
Para produzir combustível ecológico em grande escala, a fábrica emprega o método de eletrólise para separar água em seus componentes de oxigênio e hidrogênio. A partir disso, utiliza-se dióxido de carbono para sintetizar o metanol sintético. Com o processo de refino, é possível converter o composto em gasolina.
Esse novo combustível proporciona uma redução significativa de 90% nas emissões de CO2 na atmosfera em comparação aos combustíveis de origem fóssil, sem necessidade de modificações nos veículos para que possa ser utilizado.
A multinacional Porsche fez um compromisso com a empresa chilena de produzir 550 milhões de litros da nova gasolina até 2027. Para comprovar que o combustível é compatível com veículos comuns de combustão, o Porsche 911, foi abastecido com a nova fórmula.
“É uma das gasolinas mais limpas do mundo entrando em operação. É uma grande inovação sendo feita agora e não no futuro”, afirma André Clark, VP Sênior da Siemens Energy para América Latina.
“Esta planta é um símbolo de um desafio gigante, pois é preciso mitigar as mudanças climáticas. Isso mostra que muitas outras coisas também são possíveis”, disse Diego Pardow, concluiu o ministro de energia do Chile