A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) distribuirá 470 ônibus elétricos para circular em toda Bogotá, capital da Colômbia. Com isso, Bogotá se consolida como a cidade detentora da segunda maior frota de ônibus elétricos da América Latina, superada apenas pela da cidade chilena de Santiago.
De acordo com o portal Xinhua, o primeiro lote de 120 ônibus fazem parte de uma compra por parte da prefeitura da empresa chinesa BYD de um total de 470, que chegarão para contribuir com a redução de poluentes na capital colombiana. Os ônibus começaram a circular no último dia 26 de dezembro.

Segundo Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá, o desmatamento e o uso de veículos poluentes são dois fatores com os quais a Colômbia contribui para os efeitos do aquecimento global.
“Com a compra e arranque desta frota, a cidade entra numa era de mudança de hábitos no transporte dos cidadãos, que resultará em um aumento no bem-estar geral da sociedade”, explica.
A prefeita diz ainda que a compra é um feito histórico para a cidade, graças ao esforço conjunto de vários profissionais colombianos.”Queremos comprar mais ônibus elétricos, preferencialmente, que nos permitam retirar a velha frota a diesel e gasolina, e renová-la com ônibus elétricos limpos, prestando mais e melhores serviços aos cidadãos”, comemora.
Como Funcionam os Ônibus Elétricos?

Os pontos de recarga para fornecer energia elétrica a todos os veículos da frota, estarão situados no estacionamento da montadora.
Os ônibus entregues possuem alto padrão de tecnologia e conforto para o usuário, implementando novidades como serviço de wi-fi, câmeras inteligentes para monitorar tanto o motorista do veículo quanto os usuários, com carregadores USB para dispositivos móveis e botão de pânico para emergências.
“Esses ônibus são 100% elétricos, têm 300 quilômetros de autonomia e contam com um novo sistema inteligente de câmeras, espaços e plataformas de acesso para pessoas com deficiência; eles sem dúvida fornecerão um serviço excelente aos cidadãos de Bogotá “, disse Lara Zhang, gerente regional da BYD para a América Latina, à Xinhua.
“Hoje temos, além dessa frota, 64 ônibus nossos operando em Medellín e outras frotas menores nas cidades de Cali e Manizales. Estamos felizes em contribuir para que Bogotá seja líder em mobilidade elétrica e serviço de transporte limpo ”, acrescenta o executivo.

Com a compra desses veículos, a capital colombiana completa um total de 889 ônibus com essa tecnologia. Dos primeiros 120 entregues, 60 são do tipo “padrão”, com capacidade para 80 passageiros, e 60 do tipo micro-ônibus, com capacidade para 50.
Eles levam de 1,5 a 2,5 horas para carregar totalmente, com uma autonomia que ultrapassa 300 quilômetros com uma única carga, que pode facilmente atender à quilometragem operacional diária dos ônibus de 260 quilômetros. Em comparação com os ônibus a diesel, a frota de ônibus 100% elétricos da BYD deixará de emitir 12.500 toneladas de dióxido de carbono e 2,5 toneladas de material particulado a cada ano.
Panorama dos Ônibus Elétricos Na Colômbia

O gerente Geral da BYD Colômbia, Juan Luis Mesa, reforça o quão vanguardista Bogotá se tornou, em relação a oferta de transportes públicos com emissão zero.
“Para demonstrar a força total da autonomia do veículo e desempenho de direção, dirigimos até Bogotá, percorrendo cerca de 500 quilômetros ao longo do caminho, passando por quatro cidades. As pessoas ao longo do caminho ficaram muito surpresas”.
Após o teste, Mesa garantiu que a frota de ônibus atraiu com sucesso a atenção do público antes mesmo de começar a operar, e eles estão ansiosos para experimentar essa nova tecnologia.
Panorama dos Transportes Sustentáveis na América Latina

Em toda a América Latina, a escolha de novos veículos 100% elétricos da BYD se espalhou para os principais mercados, incluindo Chile, Colômbia, Equador, Brasil, Costa Rica, Uruguai e Argentina.
A marca ganhou elogios do mercado por seus notáveis benefícios ambientais e qualidade confiável, e continua a promover o transporte público eletrificado nas Américas. Globalmente, as ofertas de transporte verde da empresa se espalharam por mais de 300 cidades, operando em mais de 50 países e regiões.