O governo da Paraíba, através da parceria público-privada entre o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPCG Brasil) e as Secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hidricos, pretendem implementar projeto que irá garantir produção total de energia limpa até 2024.
De acordo com o governo, o projeto que irá fornecer 100% de energia limpa aos paraibanos, irá suprir a grande demanda energética de prédios estaduais em sua primeira etapa de implementação.
Durante a primeira fase, a parceria entre as entidades público-privadas pretendem uma Usina Solar ao estado, sob a responsabilidade do IPCG para sua estruturação e o estudo de viabilidades técnicas (condições econômicas, jurídicas e ambientais).
Como Se Dará a Implementação dos 100% de Energia Limpa?
Ainda segundo o governo, a implementação do projeto já está acontecendo. Em João Pessoa, já estão sendo instaladas uma das maiores fábricas de painéis fotovoltaicos da América Latina e do Mundo. Já na cidade interiorana de Santa Luzia, localizada no sertão da Paraíba, o maior painel solar do país.
Nos dois projetos de energia limpa, serão gerados em conjunto cerca de 1,6 GMW de energia, alimentando 1,6 milhões de casas paraibanas. Além das duas cidades, existem projetos em fase de construção nas cidades de:
- São José de Lagoa Tapada
- Junco do Seridó
- São Mamede
Anteriormente, cinco empresas de energia eólica e solar mantinham operações de usinas e parques nas cidades de Coremas, Malta e Mataraca.
Economia Paraibana Através da Energia Limpa
O governo da Paraíba divulgou que já foram gerados aproximadamente 2700 empregos com a implementação de novas usinas. Com as futuras usinas, serão mais de 7000 novos postos de trabalho.
Na Paraíba, assim como em outros estados nordestinos, o sol e os ventos são mais constantes do que em outras regiões, o que atrai para o território grandes empreendimentos do setor de energia limpa, alimentando a economia paraibana.