Europa Vende Mais Carros Elétricos Que Modelos a Combustão

Pela primeira vez na história, o mercado europeu aquece o setor de carros elétricos, ultrapassando a taxa de venda de modelos convencionais.

Vitória para o meio ambiente! Pela primeira vez na história, o mercado automobilístico europeu vende mais carros elétricos que modelos a combustão. 

Enquanto os números de vendas para EV’s subiram 20% em dezembro do ano anterior, modelos a combustão caíram cerca de 19% em vendas.

Porque Europa Está Vendendo Mais Carros Elétricos que a Combustão?

Foram mais de 175 mil carros elétricos vendidos na Europa

O recorde de vendas em carros elétricos se deu devido aos generosos subsídios governamentais ofertados por muitos países europeus. Além disso, a alta demanda de compra e venda dos EVs faz parte da rígida regulamentação de 2020, que obriga montadoras e fabricantes a vender mais veículos com emissões zero.

O ponto alto para que a tendência em vendas se alastrasse aconteceu já no quarto semestre do ano anterior, quando a ousada Tesla conseguiu a façanha de entregar 309 mil carros elétricos à grande demanda. 

Mobilidade, noticias Europa

Surfando na onda da gigante americana, montadoras europeias também aumentara a produção e venda de carros elétricos, para também evitar multas do bloco econômico. Isso porque em 2020, priorizaram a montagem de carros mais rentáveis, porém altamente poluentes, resultando em exorbitantes multas.

Mas indo em contra a situação anterior, a comercialização de 160.000 carros a diesel e híbridos a diesel, ficou marcado na história como a primeira vez em que a venda de carros movidos a combustível fóssil tiveram um número inferior que carros elétricos. Em compensação, foram mais de 175 mil carros elétricos vendidos na Europa.

Projeções Para o Futuro

Há uma projeção para a instalação de cerca de 3,5 milhões de pontos de recarga para carros elétricos até 2030, chegando a 16,3 milhões, até 2050

A venda de carros com motor a combustão será proibida a partir de 2035, segundo divulgação da Comissão Europeia. Com isso, há uma projeção para a instalação de cerca de 3,5 milhões de pontos de recarga para carros elétricos até 2030, chegando a 16,3 milhões, até 2050.

Porém, um dos grandes desafios é vencer a enorme dependência das baterias e metais importados de países asiáticos. Os dez fabricantes de metais e baterias com maior participação de mercado estão todos sediados em países asiáticos, principalmente China, Coreia do Sul e Japão.

Redação EkkoGreen

Redação EkkoGreen

A equipe do Portal Ekko Green é dedicada à causa da sustentabilidade. Nosso foco é trazer informações precisas e inspiradoras, sempre buscando as últimas tendências no mundo verde. Acreditamos no poder da informação para criar um futuro mais sustentável.

Moto Elétrica Chinesa Combina Energia Eólica e Solar

Energia Renovável Fornece 32% da Eletricidade Global

Rack Solar: Carrega Carro Elétrico com Energia Limpa

EkkoGreen Newsletter

Descubra um Mundo Mais Verde!

A cada edição, trazemos a você histórias inspiradoras, inovações em energia limpa, veículos elétricos, arquitetura sustentável e muito mais.